Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso – Por : Diogo Catão, CEO da Dome Ventures
Em um mercado tão competitivo e acelerado, uma pergunta que pode frequentemente surgir como dilema para o mundo corporativo é: como manter a saúde mental mesmo em meio aos desafios do empreendedorismo?
Primeiramente, é preciso se atentar ao cuidado básico que todos deveríamos adotar: uma rotina com hábitos saudáveis. Fazer exercícios físicos regulares, se possível, praticar meditação e manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Sei que é muito mais fácil falar do que fazer. Porém, a mesma dedicação que o empreendedor direciona ao seu trabalho, também deve ser colocada em prática nos bastidores.
Estratégias para se manter bem
Como já mencionado, a chave do sucesso para resultados ascendentes e contínuos no trabalho reside no equilíbrio, e isso pode ser adquirido com algumas estratégias.
Estabeleça limites: como a rotina é atribulada, isso nem sempre será possível, mas é essencial estabelecer um ritmo no cotidiano para não fugir das fronteiras predefinidas.
Seja menos rígido com você mesmo: também é indispensável entender que a jornada é repleta de altos e baixos, sendo assim, é preciso ser resiliente e acreditar que tudo faz parte do processo.
Crie momentos de lazer: cultivar relacionamentos que sejam positivos e criar na agenda horas vagas que não tenham nada a ver com o trabalho são passos fundamentais.
Ajuda profissional: contar com apoio psicológico é outro ponto-chave para que o empreendedor consiga superar as dificuldades emocionais inerentes ao processo, compreendendo o cenário por meio de outras perspectivas. Portanto, se está começando agora, tem a oportunidade de estabelecer bons hábitos desde o início, evitando, assim, o desgaste mental.
Elabore metas realistas: muitas vezes, o empreendedor se cobra e define objetivos irreais, o que gera frustração no caso de não se cumprirem.
Desconectar é preciso: estamos muito inseridos nesse mundo tecnológico, portanto ficar off-line, às vezes, é necessário. Vale conectar-se com a natureza, buscar momentos de leitura ou escrita, experimentar novas atividades, dedicar-se a um hobby ou praticar esportes.
Retribuição: dê um feedback social, faça uma boa ação, compartilhe seu conhecimento, retribua todas as conquistas e o aprendizado que possui. Essa forma de equilíbrio também faz com que a vida empreendedora seja menos dura.
Aprenda a dizer não: isto é, não tenha medo de recusar compromissos, projetos, reuniões irrelevantes, entre outros. Por tentar agradar a todos, muitas vezes o empreendedor acaba admitindo demandas que não deveria cumprir dentro de uma rotina saudável.
Tempo livre não combina com notificações de trabalho: evite e-mails de trabalho durante momentos de lazer, não responda o WhatsApp em horários não estabelecidos e deixe claro para todos quando estará disponível.
Trabalhe em um ambiente acolhedor: busque um espaço confortável para realizar as atividades, com silêncio, conforto e o mínimo de distrações e interrupções.
Acredito que todo o esforço para seguir essas dicas não será em vão e a recompensa chegará na forma de mais saúde e bem-estar em meio à vida pessoal e profissional.
Diogo Catão é CEO da Dome Ventures, uma Venture Builder GovTech que tem o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil – E-mail: domeventures@nbpress.com.br.
Sobre a Dome Ventures
A Dome Ventures é uma venture builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil. Sua missão é contribuir com o avanço digital do setor público, selecionando e desenvolvendo de forma contínua inovações aplicadas e startups que possuam soluções para impactar positivamente a sociedade e a vida de toda a população. Para mais informações, acesse: https://dome.ventures/.
Deixe um comentário