O que é ergonomia visual e como ela ajuda na produtividade?

O que é ergonomia visual e como ela ajuda na produtividade?

A ergonomia é uma ciência que visa estudar e entender a forma como os humanos se relacionam com máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Através dela, tornou-se possível estabelecer uma série de requisitos que esses fatores precisam atender para promover mais conforto aos profissionais, garantindo que seu espaço de trabalho não cause nenhum tipo de dano à sua saúde em curto ou longo prazo.

Não se limitando somente ao conforto da cadeira, à altura do computador na mesa e a outros fatores mais óbvios, a ergonomia também se estende para outras áreas da saúde, buscando garantir bem-estar em diversos campos. Esse é o caso da ergonomia visual, que se direciona aos cuidados relacionados com os olhos e a visão em geral.

Quem trabalha diariamente com computadores não pode deixar de se atentar a esses cuidados, já que passar tanto tempo olhando para telas fixamente acaba prejudicando a saúde ocular em longo prazo. A ergonomia visual leva em consideração fatores como distância da tela, intensidade do brilho, iluminação ambiente, contraste, cor e outras características relacionadas ao monitor ou ao próprio escritório.

Há uma série de recomendações para cada tipo de ambiente. Ao segui-las, é possível se proteger melhor da ação nociva das telas aos olhos e trabalhar com mais segurança. Confira as principais dicas relacionadas:

Escritórios

Adaptar o ambiente de trabalho para que se torne mais harmônico, de acordo com a ergonomia visual, é de responsabilidade do empregador. É recomendado que a maioria das janelas possua barras ou outros elementos que dividam a luminosidade, enquanto a luz do teto precisa se manter sempre no mesmo nível das paredes e janelas.

Os computadores nunca devem ser dispostos em frente a uma janela. O escritório precisa se manter bem iluminado em qualquer hora do dia, e a distância entre o monitor e os olhos deve ficar entre 60 e 70 cm. A inclinação da tela deve ficar de 10º a 20º abaixo do nível dos olhos e cerca de 20º para frente.

Home office

Os aconselhamentos para o home office não se diferenciam das medidas de segurança impostas em escritórios, mas acaba sendo de responsabilidade do próprio profissional estabelecer um ambiente de trabalho que atenda a esses requisitos. É importante encontrar um espaço confortável e bem iluminado para trabalhar, assim como adquirir móveis de qualidade.

A cadeira precisa garantir que os joelhos fiquem totalmente dobrados e os pés, repousados no chão, enquanto as costas precisam estar totalmente retas no encosto. A mesa deve manter o monitor na altura dos olhos e o teclado na altura do peito, evitando que os braços fiquem inclinados para cima. Vale pesquisar por tipos de leilão para aproveitar oportunidades de encontrar móveis de escritório mais baratos, garantindo assim um home office mais ergonômico e adequado.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *