E-commerce registra avanço de 3,6% no Brasil em janeiro de 2024

E-commerce registra avanço de 3,6% no Brasil em janeiro de 2024

Entenda o contexto de expansão do comércio eletrônico brasileiro, com dados sobre seu crescimento, oportunidades de mercado e tendências para 2024

O início de 2024 trouxe bons resultados para o mercado de e-commerce no país, consolidando sua posição como um dos setores mais dinâmicos e importantes da economia. Segundo o “Relatório Setores do E-commerce no Brasil”, desenvolvido pela Agência Conversion, o mês de janeiro registrou um avanço de 3,6%, em relação a dezembro de 2023.

A especialista em pesquisa de dados apurou que, ao longo dos últimos 12 meses, os sites e aplicativos de comércio eletrônico acumularam uma impressionante marca de 30,6 bilhões de acessos no território nacional. Esse dado é resultado do aumento do engajamento dos consumidores com as plataformas digitais.

Dentro do panorama de crescimento, setores específicos se destacaram: Educação, Livros e Papelaria e Turismo foram os protagonistas desse avanço, com altas de 37,5% e 11,5% no mês, respectivamente.

A expectativa para o ano de 2024 é promissora, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Estima-se que neste ano o faturamento do e-commerce corresponda a R$ 205,11 bilhões – isso representa uma alta de 10,45%, em relação às previsões de vendas para o ano anterior.

Já o ticket médio tende a ficar em R$ 490, ao passo que o número de pedidos deve alcançar 418,6 milhões. Isso é motivado pelo aumento de clientes que preferem comprar online, que deve alcançar a marca de 91 milhões.

Acompanhe a leitura e saiba o que esperar do comércio eletrônico brasileiro ao longo deste ano.

As principais tendências para o e-commerce em 2024

A adaptação às demandas do mercado, aliada à inovação constante, garante que o e-commerce continue a desempenhar um papel fundamental no cenário comercial do país.

Os dados revelados não apenas apontam para conquistas passadas, mas também sinalizam tendências que podem moldar o cenário do e-commerce ao longo de 2024, como, por exemplo:

  1. Personalização da experiência do consumidor

As plataformas estão investindo cada vez mais em personalização para oferecer experiências de compra únicas. Recomendações personalizadas, ofertas direcionadas e interfaces adaptativas são estratégias que prometem conquistar a fidelidade do cliente.

  1. Integração de canais e vendas omnichannel

A integração de canais é uma peça-chave para o sucesso do e-commerce moderno. Empresas que conseguem equilibrar suas operações online e offline oferecem uma jornada de compra mais fluida e conveniente.

Além disso, a multicanalidade oferece mais possibilidades ao consumidor, como comprar no site e retirar na loja, vendas em diferentes meios e muito mais.

  1. Inteligência artificial como aliada dos negócios

Do ponto de vista do usuário, a IA pode proporcionar um atendimento automatizado, assertivo e customizado, pois, com a ajuda de chatbots e dos algoritmos, é possível mostrar uma vitrine com os produtos ideais para cada consumidor, conforme suas preferências.

  1. Vendas mobile

Já que a maioria dos usuários navega pelos e-commerces por smartphones, é primordial investir em uma boa experiência mobile. Sites e aplicativos podem oferecer a praticidade que os consumidores modernos tanto priorizam.

  1. Investimento em datas sazonais

A sazonalidade é uma ótima oportunidade de faturamento, visto que as celebrações de datas especiais geralmente são acompanhadas de presentes. Dessa forma, é comum que a maioria das pessoas planeje dar um presente Dia das Mães ou de Dia dos Pais, aproveitar as ofertas de Black Friday ou do Dia do Consumidor, presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados e em outras datas comemorativas.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *