O que corrida e empreendedorismo têm em comum? Empresário tira lições do atletismo para alavancar os negócios
Disciplina, concentração e gestão de tempo são alguns pré-requisitos necessários para correr maratonas – e também para empreender
Além de impulsionar o crescimento econômico do país e as inovações em sua área de atuação, o empreendedor contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador contratado, além de si próprio. As companhias representam 30% do PIB brasileiro e são responsáveis por cerca de 70% das contratações formais no país, de acordo com dados do Ministério da Economia. Pela sua importância, o dia 5 de outubro foi escolhido para marcar o Dia do Empreendedor.
Algo curioso sobre os profissionais que empreendem é que, na maioria das vezes, suas histórias de sucesso envolvem criatividade, determinação e superação de metas — elementos que Fernando Soares, CEO da Nuria, aprendeu com o esporte. “Muito sobre disciplina, foco, resiliência e criatividade eu adquiri com a prática de atividades físicas. Participei de competições de tênis, natação, triathlon, crossfit e também maratonas. Todas elas me ensinaram bastante”, conta o executivo, atualmente focado em correr maratonas em alta performance.
Hoje, sua empresa, uma healthtech de interoperabilidade com soluções digitais para melhorar a experiência do paciente, traz em seu DNA o desejo de solucionar problemas do setor de saúde e, em paralelo, aumentar ao máximo a capacidade de atuação de seus colaboradores, criando um ambiente acolhedor e próspero.
Para além da saúde física, a prática de exercícios libera endorfina, hormônio responsável por animar e alegrar, que nos traz a sensação de dever cumprido. “Ao percorrer os 42.195 quilômetros de uma maratona, você testa seu limite e aprende muito. Não só apenas sobre competir, mas também a superar desafios e buscar a melhoria contínua no esporte e na vida”, comenta Fernando.
Por isso, o executivo elencou as principais lições aprendidas com o atletismo que podem ser aplicadas aos negócios:
Disciplina, foco e concentração
A capacidade de estabelecer metas, criar planos e seguir uma rotina são indispensáveis para o progresso no esporte — o mesmo ocorre na vida e nos negócios. “Treinar a mente através do esporte pode ajudar líderes e executivos a tomar decisões mais ponderadas e a manter a atenção voltada para seus objetivos”, analisa Fernando.
Criatividade e aumento da produtividade
A endorfina, liberada durante a prática da atividade física, promove a melhora do humor e o aumento da disposição, o que provoca, ainda, outra consequência: o estímulo à criatividade. Ao traçar metas e objetivos para os negócios, empreendedores e funcionários que aderem à prática de exercícios diários são mais propensos a ter um aumento da produtividade dentro dos empreendimentos.
“Ser uma pessoa criativa no ambiente de trabalho pode nos livrar muitas vezes de problemas complexos que necessitam de soluções inovadoras. Para a resolução deles no meio corporativo, é imperioso ter disposição e estar proativo”, pontua Soares.
Alívio do estresse e uma boa noite de sono
A prática regular de esportes ajuda a reduzir o estresse do dia a dia. Além de gastar energia e manter o corpo ativo, praticar esportes é comprovadamente um dos melhores “remédios” para o combate à exaustão mental, auxiliando também na rotina noturna. Uma boa noite de sono é imprescindível para o empreendedor ter um bom e produtivo dia, o ajuda a descansar para praticar novamente seu esporte favorito.
Gestão de tempo e trabalho em equipe
O ambiente empresarial, assim como o condicionamento físico, pede uma programação rigorosa de treinos. Além disso, é de suma importância ter discernimento nos negócios para saber coordenar e liderar equipes, tal qual nos esportes praticados em grupos ou que necessitam de revezamento. “A habilidade de gerenciar o tempo pode, para além do esporte, trazer consequências positivas no cumprimento de metas e realização de funções. O trabalho em equipe e a gestão de tempo são elementos vitais para o bom desempenho dos negócios”, finaliza o CEO.
Nuria
A Nuria é uma healthtech brasileira com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a experiência do paciente. Criada em 2012 com sede na capital mineira, surgiu como solução para resolver a ‘dor’ dos pacientes ao agendar consultas e exames médicos. No mercado há 11 anos, teve mais de 140 milhões de usuários impactados. Em 2018, recebeu um novo round de investimento, o qual propiciou o início da construção de uma plataforma de interoperabilidade exclusiva para o mercado health. Agora, em 2023, cresceu em 62% e passou por um rebranding e continua com os objetivos de através da tecnologia ampliar a comunicação e a fidelização de pacientes com a instituição. Possui a sua unidade de negócio Nuria Patient Engagement, como centralizador de dados e o Nuria My Connect para integrar a comunicação entre sistemas pela plataforma de interoperabilidade.
Deixe um comentário