Mercado de Trabalho: dicas e cursos para deixar o currículo atrativo e se destacar nos processos seletivos

Mercado de Trabalho: dicas e cursos para deixar o currículo atrativo e se destacar nos processos seletivos

4,3 milhões de brasileiros desistiram de procurar emprego; especialista dá dicas para aperfeiçoar o currículo e se sair bem nas entrevistas

A taxa média de desemprego no Brasil caiu para 9,3%, o menor registro desde 2015, sendo que a população ocupada cresceu 7,4%. Houve ainda um incremento de 6,7 milhões de profissionais no mercado de trabalho, o que reflete no montante de 98 milhões de trabalhadores no país, segundo a pesquisa da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgada na última semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar das boas perspectivas, o país contabiliza ainda uma média de 8,6 milhões de desempregados, sendo que 4 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego, como explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy: “Nos últimos meses do ano, há uma retração da procura de trabalho e nas últimas semanas de dezembro não foi diferente”.

O contexto, no entanto, começa a mudar após o Carnaval, quando os brasileiros passam a colocar as metas para o ano novo em dia. Além disso, muitos profissionais estão em busca de oportunidades que possibilitem um trabalho mais flexível ou com menor deslocamento, como os modelos home office e híbrido, com pacote de benefícios atrativos, possibilidade de crescimento e de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, segundo a última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH).

“Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um bom currículo é o primeiro passo para se destacar nos processos seletivos e chamar a atenção dos recrutadores, avançando para novas etapas”, explica Rodrigo Alves, diretor do Veduca, plataforma que oferece cursos online gratuitos de instituições renomadas como a USP e Trillio Academy. Confira abaixo cinco dicas do especialista para aumentar as chances de conquistar uma boa vaga de emprego.”

Personalize seu currículo

Cada vaga é única, então o ideal é que o candidato tenha modelos personalizados para cada aplicação, destacando as experiências e habilidades que correspondem àquela oportunidade específica. Um currículo fora do contexto, muito longo ou poluído visualmente muitas vezes não passa nem pela triagem.

Atualize os dados

Enviar currículo sem confirmar que os dados estão atualizados é dar tiro no pé. Sempre informe mais de uma opção de contato, como telefone, telefone para recado, e-mail e perfil atualizado no LinkedIn, para que o recrutador tenha meios de te acionar, em caso de interesse.

Seja objetivo

Currículos muito extensos, com várias páginas se tornam maçantes para quem lê, então destaque as informações mais importantes, de forma clara e objetiva e consolide as experiências pertinentes à vaga, de preferência por ordem cronológica, começando pelas mais recentes. É importante lembrar que o candidato pode trazer mais detalhes e contar sobre outras áreas de atuação durante a entrevista.

Cursos Relevantes

Assim como as experiências profissionais, a escolaridade e cursos e certificações específicas são diferenciais que também merecem destaque. Alguns cursos e habilidades técnicas podem, inclusive, ser um grande diferencial na hora da seletiva. Sustentabilidade empresarial, matemática financeira, estatística, ecoinovação, gestão de projetos, fundamentos da administração, Word, Excel, entre outros, são alguns dos mais de 30 cursos online gratuitos e com certificado disponíveis no Veduca.

Revise o conteúdo

Não menos importante que os demais: revise! Leia várias vezes, leia em voz alta e, se preferir, peça para um amigo ler o seu currículo também. São técnicas importantes para evitar que erros gramaticais ou ortográficos passem despercebidos.

Sobre o Veduca

O Veduca é uma edtech que oferece educação de qualidade e gratuita por meio de parcerias com professores da USP, Trillio e outras universidades e instituições renomadas. Fundado em 2012, o Veduca trouxe para o Brasil os primeiros MOOC’s (Massive Open Online Courses) e já qualificou mais de 3 milhões de alunos. Para mais informações, acesse: https://veduca.org/

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *