Começam as mentorias para startups participarem do Web Summit
Em novembro, mais de 80 startups brasileiras vão apresentar seus negócios no maior evento de inovação do mundo, realizado em Lisboa
Cerca de 80 empresas brasileiras de base tecnológica com soluções escaláveis e interesse no mercado europeu foram selecionadas para atuar no Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo, que este ano será em Lisboa. Até novembro, quando acontece o evento, essas startups passarão por um período de mentoria do Serpro e da ApexBrasil sobre desafios e inovação no mercado externo, além de uma preparação para conversar com os investidores internacionais e realizar negócios durante a conferência.
“O objetivo da nossa parceria com a Apex é elevar as empresas brasileiras a esse novo patamar da internacionalização. No ano passado, o Serpro realizou mentoria para mais de 50 startups e seis delas receberam investimentos internacionais para continuar suas operações e ampliar seu mercado”, destaca Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional do Serpro.
Mentoria
O trabalho de mentoria teve início nesta terça-feira, 5 de setembro, apresentando uma visão de como será o evento de Lisboa, em novembro. Nos próximos dias, serão realizadas mentorias sobre a adaptação de processos comerciais e financeiros, definição do faturamento em dólar, contratos de tradução para apoio nas reuniões de negócio, apoio jurídico e de privacidade de dados, incluindo remodelagens nas esferas de contratos, faturamento, e-commerce, pós-venda, parcerias e desenvolvimento. O foco é explorar questões como gestão de empresas em processo de internacionalização; operação de empresas em busca de parcerias em outros países, novos mercados, faturamento, inovação e desenvolvimento.
Dentro da programação de eventos online e presenciais desta mentoria, o Serpro vai apresentar sua experiência de internacionalização e explicar como se preparar para internacionalização, como levar serviços digitais para outros países e como trabalhar com empresas internacionais.
“Não basta a empresa querer ir para fora, ela tem que estar preparada para isso. E o Serpro, com o treinamento e a consultoria da Apex, passou por esse processo em 2020. A trajetória de internacionalização da empresa já registra, em 2023, mais de 40 clientes distribuídos em 21 países, que fecharam contrato como resultado das prospecções e das operações dos produtos multiclientes”, esclarece Rafael.
Missão de Internacionalização no Web Summit
A estatal de tecnologia do governo federal participa pela segunda vez da Missão de Internacionalização no Web Summit. A expectativa é alinhar cada vez mais recursos tecnológicos com os outros países, compartilhando troca de experiências, desenvolvimento, conjunto de inovações e serviços tanto para o governo quanto para o privado.
“Estamos otimistas. No ano passado, conversamos com mais de 150 empresas e costuramos novos contratos. Junto aos líderes de mercado de inovação, a expectativa alinhada ao planejamento estratégico do Serpro é trazer possibilidades com as novas tecnologias e com a entrada forte da transformação digital no discurso mundial para atendimento ao cidadão”, salienta Rafael Ferreira.
Encontro de líderes
No dia da abertura da conferência, em novembro, será realizado um encontro de líderes e, na ocasião, a alta gestão do Serpro estará reunida com gestores das grandes empresas globais para conversar sobre desafios e próximos passos de inovação na tecnologia e sua aplicação na sociedade. No ano passado, essa prévia da Web Summit contou com a presença do CEO da Shell, diretores da Apple, do Facebook, Microsoft e outras bigtechs.
“Para que o país continue figurando bem no ranking de governo digital, nós temos que seguir sendo inovadores e dinâmicos. E é pra isso que estaremos nesse evento, em contato com o que há de mais novo, verificando as tendências tecnológicas e conhecendo as experiências de sucesso do outro lado do Atlântico. Mais uma vez, o Serpro estará junto aos líderes no mercado de inovação para discutir a transformação digital no mundo com soluções de portal único, identidade digital e serviços online ao cidadão. No ano passado pudemos verificar que estamos muito à frente de outros grandes países que só agora estão enfrentando desafios que já superamos há alguns anos atrás. Em 2023, continuamos trilhando neste caminho”, completa o gerente.
Deixe um comentário