Pineapple, primeiro marketplace de performance de TV no Brasil, chega ao mercado publicitário

Pineapple, primeiro marketplace de performance de TV no Brasil, chega ao mercado publicitário

Adtech de alcance nacional estreia com agências parceiras para agilizar o trabalho de profissionais de mídia e promete revolucionar digitalmente o inventário das exibidoras

Cristina Omura e Leandro Azevedo, sócios da Pineapple, adtech e primeiro marketplace de compra de mídia de TV do Brasil – Crédito: Luciano Alves

Economia de tempo e digitalização de compra de anúncios de TV. Assim é a Pineapple, adtech e primeiro marketplace de planejamento e compra de mídia de TV no Brasil. Voltada para facilitar a rotina dos profissionais de mídia e digitalizar a venda de inventário dos canais de TV, a adtech automatiza a compra de espaços publicitários de alcance nacional nas emissoras de televisão do país, fazendo com que a aquisição de mídia esteja sempre a um clique de distância e colocando a televisão como uma vitrine para as marcas. A Pineapple  estreia em parceria com os principais players de PayTV e as agências Africa, We e FCB, que vão adotar a plataforma para alguns de seus clientes.

A adtech Pineapple foi desenvolvida por profissionais do mercado publicitário com décadas de experiência na área de mídia: Cris Omura e Leandro Azevedo. Cris e Leandro trazem para a empresa suas respectivas vivências à frente do departamento de Mídia de grandes agências.

É com a união destes profissionais que atuam no mercado que a adtech Pineapple nasce para facilitar o trabalho de profissionais de mídia, que agora podem encontrar a melhor opção para as marcas de forma automatizada, rápida e “one stop shop”, economizando tempo dos profissionais de mídia e dos veículos de TV. Através das análises de dados da Pineapple, o mercado publicitário se beneficia da compra de espaços por performance e resultado, de forma semelhante ao que acontece com as mídias digitais.

Outro parâmetro adotado pela Pineapple é a possibilidade de escolha de cluster comportamental, que co-relaciona com gêneros de canal e programação, com dinamismo em termos de distribuição de programação para alcançar a meta de impactos x investimento, assim como na internet.

Leandro explica que o objetivo da plataforma é auxiliar as empresas a marcarem presença na televisão, alcançando seu público-alvo de forma cada vez mais eficiente. “A Pineapple existe para tornar mais prática a construção de planos, potencializar a capacidade de exibidores de TV e aumentar a produtividade dos profissionais e agências, sem esquecer da visibilidade das campanhas, já que temos um share garantido da programação no Prime Time dos canais”, diz.

Paralelo ao seu projeto pessoal, a floricultura Existe Flor em SP, Cris participou do desenvolvimento da plataforma, de olho no novo momento tecnológico da mídia. “Estamos atentos aos movimentos do mercado, aos novos modelos de negócio e o tempo cada vez mais escasso dos profissionais. A tecnologia da Pineapple oferece ao mercado uma solução para otimizar a compra de mídia, simplificando uma tarefa que ainda é super complexa e manual, que antes seria realizada em semanas de planejamento e pesquisa manuais. Por isso, a ferramenta tem o objetivo de facilitar este processo para agências e veículos”, conta ela.

PARCERIAS

Para Haroldo Paro, diretor de Mídia da Africa, explica que a agência está ainda mais propensa a investir em TV a partir da plataforma, após realização de estudos internos. “Realizamos um estudo recente sobre o panorama de PayTV como um todo e ficamos bem surpresos com a positividade dos dados e dos números do meio. Essa plataforma será mais um facilitador e uma novidade para que os planejamentos estejam cada vez mais ricos em dados e numa linguagem digital, que já adotamos em investimentos em outros meios”.

A partir de agora, em vez de negociar com diferentes grupos de comunicação, na opinião de Fabio Rosinholi, sócio-fundador da We, o profissional de mídia poderá agilizar seu trabalho ao usar a plataforma, que concentra em um único lugar todas as informações necessárias para a tomada de decisão. “Eficiência e criatividade juntas para chegar a resultados são os conceitos cada vez mais presentes na agência. E a chegada de uma ferramenta como a Pineapple abre mais uma possibilidade de o profissional de mídia ter eficiência na operação e um novo olhar sobre os dados e meios de comunicação”.

Fábio Freitas, CGO da FCB e presidente do Grupo de Mídia São Paulo, destaca o novo momento do profissional de mídia e a evolução do meio TV, que mantém sua relevância na era digital. “O profissional de mídia tem cada vez mais possibilidades de entender a jornada do cliente através dos dados e a Pineapple é uma inovação que contribui para que o meio tenha seu processo de digitalização ainda mais acelerado, otimizando o processo das agências. Todos vão ganhar com o uso da ferramenta””, ressalta ele.

www.pineappleperformance.com

 

Short Bio dos sócios da Pineapple

Cristina Omura

Profissional de mídia e líder em grandes agências de propaganda por 23 anos. Formada em Marketing, Comunicação Social com ênfase em Publicidade, pós-graduada em Gestão de Comunicação pela USP e especialista em marketing digital. Criatividade e Inovação pela Hyper Island. Foi professora universitária, professora titular e membro no Grupo de Mídia de São Paulo e, durante a carreira, atuou na Mullen Lowe, Giovanni+Draft FCB, JWT, F/Nazca S&S e FCB Brasil.

Hoje também é designer Floral, especialista em botânica para apartamentos, desidratação floral e paisagista pela EBAC.

Leandro Azevedo

Profissional multidisciplinar com mais de 20 anos de carreira, atuou como profissional de mídia em grandes agências como Ogilvy, Young&Rubicam, NBS e Dentsu Aegis Network. Formado em Publicidade e Propaganda na FAAP, também passou a atuar como Brand Partner, Consultor e Head of Sales em grandes empresas como Discovery Communications, Dunnhumby, Goobec e atualmente é Diretor Comercial da Rádio Disney.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *