Valeska Petek é empreendedora, mentora de carreira e agora compõe o time do LinkedIn for Creators Brasil
Uma das muitas pessoas demitidas na pandemia, Valeska decidiu empreender e hoje trabalha remotamente, viaja o mundo e fatura mais do que quando era CLT
Quem conseguiu manter seu emprego no início ou durante a pandemia pode ser considerada uma pessoa de sorte. Não foram raros os casos de empresas que não conseguiram segurar as pontas das finanças e precisaram aplicar os famosos layoffs. Esse foi o caso de Valeska Petek, que em 2020 era analista de Recursos Humanos em uma multinacional. A demanda de trabalho caiu e a vaga dela não pôde ser mantida na empresa. Não foi exatamente bom o que aconteceu, mas com doses de sorte, estar no lugar certo e na hora certa, muito networking saudável e bastante trabalho, Valeska começou a empreender como mentora de carreira, aplicando tudo o que havia aprendido em anos trabalhando com RH e hoje tem liberdade no trabalho, fatura mais do que quando era CLT e está sempre em Viena, fazendo reuniões de forma remota.
Não é sobre romantizar as demissões em massa, mas sobre falar de um assunto que está cada vez mais em alta e ainda carece de exemplos de sucesso: a liberdade de se empreender e poder trabalhar de qualquer lugar. “O turning point que me fez sair do mundo corporativo foi uma demissão muito dolorosa, ainda mais em um momento em que eu estava recém divorciada. Fiquei sem chão. Mas hoje eu toco o meu negócio, que surgiu a partir de uma necessidade que enxerguei no mercado, e assim peguei toda a minha bagagem – e todos os meus cacos – e comecei a mentorar as pessoas em relação a perfil de vaga, entender onde a pessoa quer chegar, como se relacionar e muitos outros assuntos do mercado de trabalho. Hoje vivo em ponte aérea entre a Áustria e o Brasil, com liberdade de fazer os meus horários e trabalhar de onde eu quiser. Quando olho pra trás me emociono de ver tudo que percorri e como estou feliz e realizada hoje”, conta Petek.
E para chancelar seu trabalho como mentora de carreira, através dos cursos que também se tornam conteúdos para redes sociais, Valeska foi convidada para compor o time do LinkedIn for Creators Brasil. Ao fazer parte desse time selecionado a dedo, sua tarefa é manter a constância semanal de publicações com conteúdos inspiradores para sua rede e, em troca, o LinkedIn envia relatórios de dados e sugestões de pauta que a ajudam a crescer ainda mais na plataforma. “Eu estou sem palavras com esse convite. Isso só me impulsiona cada vez mais e me mostra como estou no caminho certo. Fico feliz também que agora posso ajudar ainda mais as pessoas com informações fresquinhas vindas da rede social mais importante no segmento de carreiras”, comenta a mentora.
Deixe um comentário