Carta Pelo Empreendedorismo: FecomercioSP e Frente Parlamentar apresentam pleitos empresariais ao secretário de Desenvolvimento Econômico de SP
Dando prosseguimento à mobilização do Poder Público por um ambiente de negócios menos burocrático, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e um conjunto de entidades apresentaram os 12 pleitos relacionados à Carta pelo Empreendedorismo ao secretário do Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, em reunião com o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), o deputado Itamar Borges (MDB), da Assembleia Legislativa (Alesp).
O assessor jurídico da Federação, Alberto Borges, e o presidente do Conselho do Comércio Atacadista, Roberto Carlos da Silva, representaram a FecomercioSP na reunião. A Entidade atuou na elaboração e da entrega do material ao governador do Estado, recentemente. Além da FecomercioSP, as entidades presentes na reunião foram o Sescon-SP, a Associação Comercial de São Paulo e o Sebrae-SP.
O secretário Jorge Lima reconheceu o esforço do pleito e confirmou que dará apoio ao andamento dos trabalhos sobre os pontos da carta para que as demandas empresariais sejam atendidas. Na conversa com as entidades e com a liderança da Frepem, Lima ainda falou a respeito dos planos do Estado de ampliar os polos econômicos regionais – desenvolvimentos territorial e setorial – mais linhas de crédito, treinamento de mão de obra, maior alcance do 5G, e digitalização de serviços da Junta Comercial e do Poupatempo. Ainda ponderou que o Estado precisa ser um exemplo digital conectado com o mundo, de modo que empreendedores e os investidores possam pôr em prática seu modelo de negócio.
A partir de agora, reuniões periódicas devem ocorrer com a pasta e com a Frepem para acompanhamento e avaliação do andamento das ações. Do mesmo modo, o secretário terá o apoio da Frente e da FecomercioSP para executar os projetos do novo governo.
A FecomercioSP vem, há anos, sensibilizando o governo estadual por ações que garantam mais força ao setor produtivo paulista – para que o Estado tenha capacidade de se sustentar como o principal centro econômico do País, um tema também defendido pelo secretário na reunião.
A Carta pelo Empreendedorismo reúne as mais importantes demandas empresariais em benefício a diferentes setores econômicos do Estado. É necessário que o poder público olhe para tais demandas e planeje políticas públicas para tirá-las papel, por isso, a mobilização feita pelas entidades e pela Frepem tem sido tão importante. As ideias expostas, que devem ser priorizadas nos próximos quatro anos de governo, seguem o escopo de objetivos da FecomercioSP voltados a inovação, geração de empregos e renda e aumento da competitividade no setor produtivo, além de ações para a desburocratização da gestão pública, aumentar a base de exportação e a desoneração tributária.
Deixe um comentário