Dia do Consumidor aquece varejo no primeiro trimestre de 2023

Dia do Consumidor aquece varejo no primeiro trimestre de 2023

Google registra aumento repentino no termo “dia do consumidor 2023”

O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes do primeiro trimestre do ano para varejistas e consumidores. Muitos consideram a data uma “pequena Black Friday”, com ofertas e promoções que devem aquecer o varejo no País.

De acordo com pesquisa da Allin/Social Miner, a expectativa de crescimento de vendas para a data é de aproximadamente 22% se comparada ao ano passado, na qual, teve um faturamento de R$722 milhões.

Segundo a CEO da Francisca Joias, Sabrina Nunes, a expectativa de vendas nesta data é superior ao ano passado. “Em 2022 tivemos um crescimento de 20% e agora esperamos dobrar as vendas porque o mercado está mais aquecido. A mulher brasileira está cada vez mais atenta às tendências de moda e os acessórios ganham cada vez mais destaque no look ”.

Ter preços competitivos e frete grátis não são os únicos critérios para conquistar novos clientes e fidelizá-los. “Temos observado uma oportunidade de crescimento no mercado em geral.. Atualmente, desenvolvemos 18 coleções por ano, de acordo com os estudos de tendências que nossa equipe realiza. Também avaliamos os diferentes públicos que atendemos, oferecendo peças diferenciadas em estilos, modelos, além da entrega rápida e uma ótima experiência de compra” destacou a empresária.

Estratégias que as empresas podem adotar:

1. Oferecer descontos e promoções especiais para a data, atraindo mais clientes e aumentando as vendas.
2. Realizar sorteios e concursos nas redes sociais, para engajar os clientes e aumentar a visibilidade da marca.
3. Enviar e-mails promocionais para os clientes, divulgar as ofertas especiais para o Dia do Consumidor e incentivar a compra.
4. Personalizar a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços personalizados e um atendimento diferenciado.
5. Investir em marketing digital é essencial, já que a maioria dos consumidores pesquisam e compram online. As empresas podem investir em anúncios nas redes sociais e no Google Ads, por exemplo, para aumentar a visibilidade da marca e atrair mais clientes.
6. Criar um evento virtual, como um webinar, por exemplo, para fornecer informações úteis para os clientes e aumentar a visibilidade da marca.
7. Fidelizar os clientes, as empresas podem oferecer programas de fidelidade e descontos exclusivos para os clientes fiéis, incentivando a compra recorrente e o boca a boca positivo sobre a marca.

Consumo e TikTok

Um dos tipos de canais de venda que tem crescido vertiginosamente na geração Z é o uso de novas plataformas como Tiktok onde rapidamente um vídeo se torna viral de maneira orgânica.

O novo grupo de clientes que usam o aplicativo para saber mais sobre determinados produtos, descobrir tendências e adquirir esses itens mais cobiçados utilizam a hashtag #TikTokMadeMeBuyIt.

O recurso ‘For You’ mostra aos usuários os itens mais desejados do momento. Esse tipo de busca por reviews de produtos é chamado de ‘comércio social’ e a expectativa é que irá crescer até 3x mais que o e-commerce nos próximos anos. Um dado curioso é que 67% dos usuários utilizam o aplicativo para saber mais sobre uma marca ou produto ao invés de fazer uma busca no Google, por exemplo.

“É necessário compreender as necessidades desse novo público que está mais exigente na hora de gastar o seu dinheiro. A marca que não entender isso irá encontrar dificuldades de se manter na concorrência com grandes lojistas. Se adaptar é o segredo para o sucesso de qualquer negócio, use as redes sociais e canais de comunicação, Instagram, TikTok, Telegram, Whatsapp para ampliar suas vendas.” concluiu a empresária.

Origem da data

O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março, e tem sua origem nos Estados Unidos. Em 1962, o presidente John F. Kennedy fez um discurso reforçando a importância dos direitos do consumidor.

A comemoração ao consumidor foi instituída em 1983, desde então o comércio aproveita a data para realizar muitas promoções. Por ser um dia em que grandes varejistas oferecem descontos de até 70% , é um ótimo momento para aproveitar as promoções que as lojas realizam e fazer suas compras para presentear nos próximos dias festivos como, por exemplo, Dia das Mães.

O consumidor brasileiro está mais habituado a realizar compras online e cada vez mais consciente, comparando preços e buscando por ofertas vantajosas. Segundo dados da Allin/Social Miner, cerca de 75% dos consumidores entrevistados pretendem fazer suas compras após comparar os preços em diferentes sites e aplicativos.

Francisca Joias Contemporâneas

A Francisca Joias é o maior e-commerce de semijoias do Brasil, com cerca de 4 mil peças à venda. A empresa nasceu do desafio de levar produtos de qualidade com preço acessível e serviços personalizados para mulheres que buscam uma loja virtual diferenciada, desde produtos até atendimento. A marca inovadora que comercializa acessórios online é especializada em brincos, anéis, pulseiras e colares, com design arrojado. A Francisca Joias segue as principais tendências da moda. O objetivo da marca é encantar e deixar as mulheres não só mais bonitas, mas acima de tudo felizes!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *