Como fazer networking trabalhando em casa

Como fazer networking trabalhando em casa

O pico no número de profissionais em home office foi registrado no último trimestre de 2021: 6,59 milhões

Segundo um estudo da Pnad, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no terceiro trimestre de 2020, houve um aumento de 76,3% no número de profissionais em home office em comparação com o mesmo período de 2018.

À medida que essa modalidade de trabalho ganhou maior adesão, a quantidade de trabalhadores subiu, chegando ao patamar de 6 milhões. O pico no número de profissionais em home office foi registrado no último trimestre de 2021: 6,59 milhões.

Em agosto de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal da MP (Medida Provisória) 1.108, que regulamenta o home office para facilitar o trabalho remoto de maneira permanente, abrindo a possibilidade de adoção definitiva de um modelo híbrido e, também, a adoção de um esquema de trabalho por produção, e não apenas por jornada de trabalho.

Perdas e ganhos

Para Wanderson Cruz, sócio da EBPÓS (Escola Brasileira de Pós-Graduação), administrador de empresas pela FACUNICAMP e pós-graduado em Gestão Comercial e Marketing; o home office facilita a vida de muitos profissionais, mas dificulta o networking que, hoje, é um ativo intangível para se cultivar.

“Estabelecer contatos requer habilidades interpessoais; disponibilidade e iniciativa para investir nas relações; habilidades para identificar pessoas e canais que possam auxiliar no estabelecimento sólido desta rede. Na condição de freelancer (ou profissional autônomo), esse movimento se restringe. Entretanto, há formas de lidar com estas barreiras”.

Como criar uma rede de relacionamento se não estou empregado numa companhia?

Sabemos que em qualquer condição de trabalho, seja como funcionário, profissional autônomo, empresário ou freelancer, o mercado exige uma série de competências, e estabelecer e manter uma rede de relacionamento é uma delas.

Se você trabalha em casa, o contato pessoal é menos constante, fazendo com que seus relacionamentos profissionais fiquem restritos ao virtual (redes sociais, e-mail, Skype, Whatsapp, etc). O convívio com o mundo real é de fundamental importância para fortalecer sua rede, portanto, procure mudar este cenário, expandindo seu convívio com os colegas e parceiros que você mais se identifica.

“Promova encontros em palestras ou workshops que sejam de interesse comum, convide-os para cafés, almoços, happy hours, procure frequentar feiras e eventos que possibilitem encontros com colegas e que oportunizem conhecer novas pessoas. Os encontros fortalecem o vínculo e a parceria com sua rede de relações profissionais, principalmente se você não está tão exposto ao mercado quanto alguém que já trabalha em uma empresa”, aconselha Wanderson Cruz.

Como fazer relacionamentos estratégicos?

Vivemos no mundo da interconexão, em uma grande teia global, onde um contato te leva a outros. Faça uma análise das suas conexões e verifique quais as pessoas da sua rede estão mais próximas, ou, diretamente conectada aos seus objetivos, e quais parcerias estratégicas você pode estabelecer na busca desses objetivos.

Outro ponto importante a ser observado é sua postura. Se você quer proximidade e ganho de confiança, tenha especial atenção com a forma como se comunica, com o seu repertório e a mensagem que passa, pois estes relacionamentos também devem ser cultivados com sinceridade, demonstrando verdadeiro interesse pelas pessoas. Desta forma, você pode adquirir a confiança do outro e a abertura para mostrar as competências que você também tem a oferecer.

“Quando se conquista alguém espontaneamente, potencializa-se a chance de ser lembrado e de ser indicado pelas pessoas certas para os trabalhos certos. Neste aspecto, vale observar alguns cuidados na forma de se relacionar. Seja autêntico, natural, interessado, busque passar segurança; evite a superficialidade e jamais use estratégias premeditadas, com foco apenas nos possíveis ganhos que você pode ter com determinadas pessoas”.

Segundo o especialista, cultivando a sua rede com naturalidade, descontração e confiança, as trocas acontecem naturalmente, e os frutos serão colhidos a partir daí. “Para quem trabalha em casa, essas estratégias são de suma importância e devem ser realizadas com frequência, propiciando a construção e manutenção de vínculos permanentes”, finaliza Wanderson Cruz.

Sobre a EBPÓS

A EBPÓS (Escola Brasileira de Pós-Graduação) é uma instituição que oferece mais de 10 cursos de pós-graduação, MBA e extensão em áreas como Liderança, Direito, Contabilidade, Engenharia, Arquitetura, entre outros. As aulas são 100% online e ao vivo, acessíveis em qualquer região do país, e ministradas por um corpo docente composto por profissionais comprovadamente qualificados em suas respectivas áreas. Além de certificada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação), a EBPÓS conta com mais de 20 instituições parceiras, como UNIBF, CAAD-DF, OAB-Anápolis (Comissão Tributária do Agronegócio), CRC-MA, CRC-AM, IBAPE-DF, CREA-SC, entre outras.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *