Empresas devem adotar novas estratégias para gestão de riscos em 2023

Empresas devem adotar novas estratégias para gestão de riscos em 2023

Especialista explica tendência do setor para melhor funcionamento de instituições corporativas

Nos últimos tempos, empresas do meio corporativo têm buscado novas formas de identificar problemas em potencial para o negócio e quais são as possíveis soluções e melhorias a serem adotadas. A chamada gestão de riscos já é uma expressão comumente utilizada no setor e, atualmente, este mecanismo está passando por reformulações em sua implementação. Fugindo do modelo tradicional, executivos do meio empresarial tendem a apostar em uma visão holística desta estratégia.

Enquanto tradicionalmente uma empresa pode acabar sendo vista como um conjunto de setores que realizam serviços isoladamente, a gestão de riscos a partir da visão holística considera a empresa como um sistema integrado, em que os gestores de cada área tem livre interação para tomada de decisões mais assertivas e melhor controle dos processos operacionais. Para o consultor especialista em serviços financeiros e gestor de riscos Fabio Palmeira, a análise de riscos possui uma abrangência que ultrapassa a visão apenas da atividade central da organização, sem que sejam avaliados os demais processos que interagem entre si.

Durante 13 anos, Fabio atuou como diretor executivo na gestão das diretorias de Risco, Segurança da Informação, Atendimento e Operações em uma rede de serviços financeiros e, trabalhando na área desde 1989, o especialista investiu neste mecanismo de análise. “Para uma gestão eficaz de risco é necessária uma visão abrangente, contemplando todos os processos da empresa de modo a identificar gaps, riscos ocultos e oportunidades de melhoria. Muitas vezes a análise e avaliação ocorrem com um olhar pouco abrangente sobre todos os processos que envolvem o business e não raro descobrimos ameaças que podem ser mitigadas rapidamente, minimizando ou mesmo eliminando-as”, explica Fabio.

A visão holística leva em conta que os riscos podem aparecer em qualquer departamento, mas, o analista pode antecipá-lo, mensurar a gravidade e quais as possibilidades de corrigi-lo previamente. A premissa dessa estratégia é promover uma modificação benéfica no pensamento, desenvolvimento e aplicação de novas e já existentes políticas e processos empresariais.

A mudança na abordagem da análise de riscos tende a trazer clareza para os processos operacionais diários da empresa e diminuição de riscos nas operações, de acordo com Fabio. “Os riscos podem surgir de forma instantânea na revisão dos processos ou então podem estar ainda não perceptíveis, porém através de uma análise mais aprofundada acabam sendo detectados”.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *