O que os hunters buscam no linkedin? – Por : Cintia Alves, headhunter da SalesHunter, startup especializada no recrutamento de vendedoresespecializada no recrutamento de vendedores
Veja dicas de como otimizar seu perfil para atrair a atenção de recrutadores
O LinkedIn se tornou ferramenta obrigatória para quem busca um novo emprego, mudança de cargo ou uma melhor colocação. Segundo especialistas como Cintia Alves, headhunter da SalesHunter, startup especializada no recrutamento de vendedores SaaS e B2B, a rede já substitui os tradicionais currículos. “Saber usar a plataforma é uma excelente maneira de atrair a atenção dos hunters, independente do cargo que se busca”.
Cintia lista sete ações que qualquer pessoa pode fazer para transformar seu perfil e atrair mais atenção de recrutadores e gestores de RH e conseguir novas oportunidades.
1- Experiência – não basta listar o nome da empresa e o cargo ocupado. Para melhorar o perfil, é preciso ir além: “Descreva suas competências, tarefas do dia a dia, cargo ocupado, o nível na hierarquia. Também é importante apontar mudanças no processo – possíveis promoções que tenham acontecido, em quanto tempo, tudo que contribui para entender sua contribuição como funcionário”.
2- Formação – além da educação formal (ensino médio, graduação, pós-graduação), muito importante, vale indicar formas complementares de busca de conhecimento. Alguns exemplos: cursos online, técnicos, grupos de pesquisa e clubes de troca de conhecimento. Cintia diz que pessoas interessadas em ter uma formação contínua mostram que estão aptas para novos desafios e são excelentes candidatas.
3- Sobre você – o LinkedIn oferece a opção de colocar uma breve descrição sobre você. Este espaço não deve ser deixado de lado. Segundo a especialista, ele pode demonstrar suas soft skills, seus interesses pessoais, oportunidades de fit cultural com empresas e muito mais. É possível indicar engajamento em causas (LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, maternidade, igualdade racial e várias outras). “Seja vendedor. Mostre seus pontos fortes, explore o que você pode oferecer de melhor”, diz a especialista da SalesHunter.
4- Atividades e feitos – quais foram os grandes feitos no seu cargo? O que te deixa orgulhoso? Recebeu algum prêmio? Foi reconhecido pelo cliente com um feedback positivo? Todas as informações podem ser exploradas e publicadas na sua página. Elas mostram muito sobre a carreira e quais os pontos fortes de cada candidato.
5- Cases – destaque cases de sucesso na sua carreira. Algum projeto bem sucedido, um lead muito qualificado que conseguiu, algo que colaborou para que a equipe tivesse um resultado positivo. “O Linkedin precisa ser seu espelho, mostrar para os interessados como tem feito seu trabalho”.
6- Networking – aposte em ampliar a sua rede com contatos importantes para o setor do seu trabalho. Conecte-se com pessoas que compartilham informações sobre o seu dia a dia em cargos importantes, ou de entrada. É muito importante interagir e criar relações com as pessoas. “Uma das maiores vantagens da plataforma é essa grande oportunidade de ‘bater na porta’. São inúmeras oportunidades que podem ser boas para cada um e tudo que você precisa é mandar uma mensagem. Interagir, chamar para um café virtual, trocar uma ideia são excelentes maneiras de fazer com que seu nome seja visto e seu perfil seja lembrado. Talvez isso não aconteça imediatamente, mas no futuro pode ser muito decisivo”, explica Cintia.
7- Atualização constante – muitas vezes o LinkedIn é usado apenas quando um candidato busca um novo emprego. No entanto, é importante manter a plataforma atualizada. Acima de tudo, esta é uma oportunidade de aprender com pessoas do seu setor e melhorar o seu dia a dia no trabalho. “Compartilhar dificuldades, mostrar como tem resolvido problemas, pode ser um excelente ponto de encontro com colegas. Essa dica também se conecta com a importância de um bom networking”, complementa.
Deixe um comentário