Com alta do IPCA, setor de food precisa focar em soluções que garantam preços mais atrativos
Abastecimento digital pode ser alternativa para custos competitivos e estabilização do CMV
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da inflação nesta terça-feira (10). De acordo com o órgão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2022 com um acumulado de 5,79%. Embora tenha ficado abaixo do registro de 2021, esse é o segundo ano seguido que o indicador oficial se encerra acima da meta.
Dos nove grupos de produtos e serviços, sete tiveram alta ao longo do ano e seis pontuaram acima do índice geral. Ainda que não tenha tido a maior alta de preços, o grupo de alimentos e bebidas sentiu o maior impacto ao responder por 2,41% no indicador. A cebola (130,14%) e o leite longa vida (26,18%) foram os insumos que mais pressionaram o grupo, seguidos pela batata inglesa (51,92%), frutas (24%) e o pão francês (18,03%), frequentemente encontrados no preparo de alimentos fora do lar, que teve alta de 7,47%.
Essa aceleração tende a impactar o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) no setor de foodservice. Por isso, é importante contar com soluções que, de algum modo, garantam preços mais competitivos. É o que explica João Alfredo Pimentel, fundador da 6place: “Com a inflação em alta, o poder de compra torna-se menor e tudo fica mais caro. Em momentos assim é imprescindível que se faça um bom planejamento de estoque, além da famosa – e adequada – pesquisa de preço, com o objetivo de reduzir ao máximo o custo para o cliente final”.
Neste sentido, o abastecimento digital tende a ser uma ferramenta relevante para quem visa a estabilidade dos custos. “Isso ocorre a partir da centralização de vários fornecedores em um mesmo marketplace, como acontece em nossa plataforma. Reunimos todo o ecossistema de food com o objetivo de simplificar, agilizar e otimizar o processo de compra oferecendo diversidade de produtos e fornecedores para tornar os preços mais atrativos. Uma facilidade da 6place é a lista personalizada que permite compras de diferentes fontes em um mesmo pedido, o que pode fazer com que a economia seja ainda maior. Outras vantagens passam pelos prazos de entrega mais assertivos e acompanhamento online até a logística final”, conclui Pimentel.
Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de food service.
Deixe um comentário