De olho no futuro: o que esperar para a tecnologia em 2023? Por: Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas. 

De olho no futuro: o que esperar para a tecnologia em 2023? Por: Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas. 

2023  reserva tendências que devem impulsionar ainda mais o desenvolvimento de um mercado em pleno crescimento

Ao passo que um novo ano se aproxima, o exercício de identificar as possíveis tendências tecnológicas e fazer previsões para a evolução do setor de tecnologia é inevitável para quem acompanha e se interessa por esse segmento. Atualmente, o mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e complexo — os reflexos da pandemia ainda são sentidos em diversos campos de atuação, e em tempos incertos como os que vivemos, projetar o futuro pode ser uma tarefa arriscada. Porém, há de se ressaltar que existem setores da economia que remam contra essa maré, e é inegável que as expectativas para o mercado de TI são particularmente otimistas.

Segundo a Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI, publicada em julho desse ano, o crescimento do setor foi de 22% no terceiro semestre, e se espera ainda que, até o final de 2022, a alta seja de 23,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados revelam que a tendência de adoção das ferramentas tecnológicas modernas, como os sistemas de gestão e a automação em indústrias e escritórios, é uma realidade crescente, e que deve continuar impactando o ambiente corporativo significativamente. Nesse cenário, não há dúvidas de que a perspectiva para a tecnologia em 2023 é positiva.

Tendências que devem se fortalecer

Observando algumas tecnologias específicas, fica claro que a mudança para a computação em nuvem seguirá acontecendo. Se trata de uma tendência de longo prazo que não dá nenhum sinal de desaceleração. Isso se deve ao fato de que o armazenamento em nuvem permite que as organizações escalem, mantenham a flexibilidade e concentrem seus esforços nas operações de negócios — não no gerenciamento de infraestruturas complexas de TI.

Os grandes projetos de automação em indústrias, escritórios, no setor de saúde e em tantos outros segmentos devem prosseguir crescendo em 2023. As vantagens comumente atribuídas à automação incluem o aumento da produtividade, uso mais eficiente de recursos, segurança aprimorada e prazos de entrega dos serviços e produtos reduzidos. De fato, nada indica que a automação não seguirá como uma tendência forte no próximo ano — muito pelo contrário. Em um momento em que as organizações procuram formas de reduzir custos e produzir mais, a automação deve ganhar ainda mais notoriedade como solução para essa demanda.

Os sistemas de gestão e a crescente adesão ao Data Driven

As organizações mundo afora estão cada vez mais inseridas no conceito de Data Driven. Um modelo de gestão baseado em dados é aquele que sustenta toda a tomada de decisão em informações concretas e analisadas. Com os avanços tecnológicos, a importância dos dados e análises adequadas não podem mais ser ignoradas; o uso ativo de dados se tornou o vetor de uma transformação que conduz as organizações para melhores resultados.

Nesse contexto, a evolução dos sistemas de gestão integrada reserva grandes expectativas para os próximos anos. Essas tecnologias estão em constante desenvolvimento — novas aplicações e funcionalidades devem ser integradas aos sistemas à medida que mais indústrias adotam as soluções tecnológicas voltadas à gestão de negócios. A implementação dos sistemas de gestão é uma condição essencial para a disseminação do Data Driven no mundo dos negócios, logo, espera-se que a adesão das empresas à essa tecnologia seja ainda maior nos próximos anos.

Por fim, observando o contexto da economia brasileira e levando em consideração a profunda transformação que a digitalização dos processos está provocando na sociedade como um todo, pode-se concluir que os sinais são positivos para o avanço da tecnologia em 2023. O desafio da falta de mão de obra especializada é uma preocupação importante, porém as iniciativas de instituições públicas e privadas de oferecer cursos profissionalizantes para que mais pessoas tenham oportunidades no mercado de TI são — além de ações elogiáveis — são indícios de que a escassez de mão de obra pode diminuir. Assim, considero que 2023 será um ano de muitas oportunidades para as empresas brasileiras de TI.

*Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas.

Sobre a Actionsys

Especializada na prestação de serviços de tecnologia de alto valor, a Actionsys é uma consultoria que está no mercado desde 2008. Com quatro integrantes em seu quadro societário, a empresa disponibiliza soluções tecnológicas de grandes companhias, como a Oracle e SAP. Além disso, a Actionsys possui outras frentes de atuação, como a área de PMO — Gestão de Projetos — e RH estratégico, em que ajuda as organizações na contratação de profissionais do segmento de TI. Mesmo ofertando soluções tecnológicas, a empresa entende o protagonismo da atividade humana, sendo que os profissionais são os grandes condutores de projetos de transformação digital.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *