No verão, hidratação é a melhor forma de evitar resfriados e outras infecções respiratórias

No verão, hidratação é a melhor forma de evitar resfriados e outras infecções respiratórias

Manter a garganta e a mucosa nasal hidratadas permite o correto funcionamento do sistema respiratório e previne problemas de saúde comuns na estação mais quente do ano

Quando o assunto é saúde no verão, o uso regular do protetor solar está entre os principais pontos de alerta, mas a garganta e o sistema respiratório também merecem atenção e cuidados especiais, especialmente para evitar infecções, resfriados e crises alérgicas. Nesse contexto, hidratação é a chave.

“A hidratação do nariz deve ser feita por meio da lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% e a da garganta, com o aumento da ingestão de água. Quando adotadas no dia a dia, essas medidas simples evitam o ressecamento da mucosa nasal respiratória e permitem seu correto funcionamento, prevenindo possíveis infecções oportunistas”, explica Roberta De Masi, otorrinolaringologista do Hospital IPO.

Além de manter a garrafa de água sempre por perto e lavar o nariz periodicamente, vale reforçar a importância de continuar prestando atenção nos cuidados básicos deixados como “herança” da pandemia de Covid-19. Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, não compartilhar objetos pessoais, evitar tocar os olhos e o nariz e priorizar ambientes naturalmente ventilados são medidas bastante simples e eficazes para prevenir infecções.

A médica otorrinolaringologista ainda recomenda que outro grande aliado nos períodos mais quentes do ano, o ar-condicionado, seja utilizado com cautela.

“Quando a temperatura do ambiente muda bruscamente, o que acontece com frequência com o uso de ar-condicionado, as vias aéreas se tornam mais vulneráveis ao ressecamento e, consequentemente, às infecções”, alerta.

Já para quem sofre de rinites e outros problemas de origem alérgica, o ideal é procurar um médico especialista para entender quais alérgenos provocam as inflamações e qual é o tratamento indicado para cada situação específica.

“Higienizar e colocar colchões, travesseiros e outros objetos de uso diário para arejar também são atitudes contribuem para a redução das alergias, já que evitam a poeira, ácaros e fungos acumulados”, recomenda a otorrinolaringologista.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *