Exercícios de pensamento ajudam no bem-estar mental
“Técnicas podem auxiliar, como guia de emoções, comportamento e perspectiva”, explica psicóloga
Um levantamento realizado pela plataforma Doctoralia apontou um aumento em mais de 150% na procura por profissionais da psicologia entre 2020 e 2021. Em razão da alta demanda, muitos atendimentos foram realizados, mesmo após o período pandêmico, por meio remoto, buscando desafogar os consultórios de forma presencial. Entretanto, os profissionais da área reforçam que, além da consulta para acolhimento, os pacientes podem colocar em prática alguns exercícios a fim de melhorar a divagação de pensamentos.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Tammya da Silva, no período pós-pandêmico, é perceptível uma alteração de humor em conjunto com uma melancolia, ou seja, um abatimento e indisposição geral. A psicóloga pontua os pensamentos agitados e desordenados como complicações do retorno aos hábitos sociais. “Aos poucos, cada pessoa teve, e continuará a ter, a necessidade de reaprender a estar em sociedade. Estamos tratando de um mundo interno em contato direto com o mundo externo: é o tato social, é o bom dia para o porteiro, é o trânsito cheio, é uma ligação ou interação com um conhecido. Enfim, um esforço extra para conseguirmos alinhar essas relações naturais de antigamente. Enquanto isso, nossas ideias e pensamentos chegam como um turbilhão. E é aqui que precisamos trabalhar. Técnicas podem auxiliar, como guia de emoções, comportamento e perspectiva”, reforça Tammya.
Os exercícios de pensamento trazem, como efeito, a quebra do controle exercido pelos maus sentimentos. Ainda de acordo com a psicóloga Tammya da Silva, algumas práticas propiciam mudanças de comportamentos e, por consequência, uma promoção do bem-estar mental. Algumas delas são:
– O desembaraço de sentimentos negativos: A pessoa pode dizer em voz alta o sentimento no qual se experencia (Ex.: Eu sou rejeitado). Depois, pode repetir a frase adicionando “Estou tendo o pensamento” e completa com o mesmo sentimento (Estou tendo o pensamento que sou rejeitado). E finaliza adicionando mais esta frase ‘Percebo que estou tendo o pensamento” (Percebo que estou tendo o pensamento que sou rejeitado). Isso vai distanciar o indivíduo da sobrecarga de ideias;
– Agradecer a mente pela história: Ao pensar em coisas como fracasso, perdas, escolhas malfeitas, esse procedimento reforçará que isso já é passado. Então, quando a pessoa estiver remoendo essas lembranças, deve dizer em voz alta ‘Agradeço a história contada’. Por exemplo ‘Eu fui muito rejeitado algumas vezes pelos meus amigos. É, mas eu agradeço por essa história contada’. Desta maneira, o sentimento torna-se um conto distante, sem poderio contra o paciente;
– Cante! Nessa possibilidade, o indivíduo pode criar uma música com a situação da forma mais boba possível, ou até mesmo lembrando de uma música infantil ou de ninar. Isso aliviará os pensamentos e trará leveza.
Deixe um comentário