4 áreas para trabalhar com tecnologia que não envolvem códigos

4 áreas para trabalhar com tecnologia que não envolvem códigos

De acordo com o levantamento da Brasscom, o mercado é dinâmico e continua em plena expansão e estima-se que 420 mil vagas serão abertas na área até 2025

Se você quer iniciar uma carreira na área de TI, mas já fica confuso só de pensar em ter que lidar com as linguagens de programação ou desenvolver sistemas, saiba que há oportunidades para quem não gosta ou não entende de códigos de TI.

Segundo a Gartner, há uma previsão de aumento de 5,1% nos gastos globais com tecnologia em 2023. Isso é acima do crescimento de 0,8% em 2022. Ainda, segundo a pesquisa Mercado Brasileiro de Software Panorama e Tendências 2022, a área de TI cresceu em 2021 17,4% apenas no Brasil. O estudo também divulgou que as regiões que mais investem no segmento são Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

“Além de remunerações atrativas, as possibilidades de ascensão profissional, flexibilidade e um ambiente de trabalho amigável, fazem com que profissionais apostem na área ou realizem a transição de carreira”, destaca Glaucia Hahnemann de Souza, Gestora de RH da Mouts..

E esse foi o caso do Felipe Birgman, UX/UI Design da empresa de tecnologia catarinense Mouts. Sua primeira formação foi em Design de Moda e trabalhava no ramo de Marketing. Migrou para a área de tecnologia em 2020 e garante que a mudança fez toda diferença na sua vida. “Minha função é proporcionar a melhor experiência ao usuário, seja de um sistema ou aplicativo. Meu dia a dia é baseado em reuniões e apresentações de projetos de prospecção. Uma ferramenta que trouxe comigo foi o Notion, aplicativo que me auxilia na organização das demandas diárias”, conta.

Diovani Antonio da Silva, também atua em uma vertente da tecnologia que dispensa o uso de códigos. Ele é gerente de projetos da empresa Mouts e administra as demandas, prazos e gerenciamento da equipe de trabalho. “Minha rotina é de reuniões técnicas, produção de relatórios, cronogramas e discussões em nível gerencial”, explica.

Já na área de TI desde 2013, Mauricio Oliveira é responsável pelo alinhamento entre as áreas de negócios e tecnologia. Ele é analista de negócios e atualmente está alocado em uma multinacional do agronegócio. “Faço parte de um projeto de implementação do CRM, uma ferramenta da Microsoft de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Analisamos o processo de compra e venda, desde o contato inicial com o fazendeiro até a entrega do produto. Identificamos os problemas enfrentados diariamente e como o CRM pode auxiliar a cumprir os objetivos da melhor forma”, conta.

Você já pensou abandonar os estudos em psicologia para iniciar na carreira tech? A Maria Eduarda Girardi não só pensou como fez. “Entender de pessoas é essencial em qualquer área e na tecnologia fez todo sentido para mim, pois atuo como analista de projetos e meu dia a dia é em contato com o cliente, buscando melhorias na comunicação e excelência dos projetos”, afirma.

Experiência em TI já não é diferencial

Com o mercado em amplo crescimento e a alta demanda por profissionais, embora o tempo de experiência seja relevante, as empresas já não focam tanto nesse quesito. “Com as mudanças constantes e em velocidades extraordinárias do mercado, além das habilidades técnicas, tem se buscado profissionais com habilidades comportamentais e que conversem com os valores e cultura da empresa”, enfatiza Glaucia Hahnemann de Souza, Gestora de RH da Mouts.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *