Fazer metas é fundamental para quem quer ter uma longevidade ativa e qualidade de vida

Fazer metas é fundamental para quem quer ter uma longevidade ativa e qualidade de vida

Especialista dá algumas sugestões que podem ajudar pessoas maduras a criarem metas para 2023.

O final de ano é um período não só conhecido pelas datas comemorativas, mas também por ser um momento em que muitas pessoas param para refletir e planejar as metas para o ano que está por vir. Isto é muito saudável, pois as metas servem de estímulos que trazem a sensação de conquista, felicidade e de prazer.

O escritor Viktor Frankl, em seu livro “Em busca de sentido”, relata que o indivíduo sem um objetivo, não tem perspectiva de vida e não consegue dar sentido aos seus dias. Mas quando se trata de um idoso em que já viveu e realizou diversos objetivos, é possível que ainda tenha novos planos para o futuro?

De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2030, o número de idosos no país será maior do que de crianças entre 0 e 14 anos, pois são os reflexos de um aumento da expectativa de vida. Márcia Sena, especialista em longevidade ativa e fundadora e CEO da Senior Concierge, empresa que pratica um modelo de atenção integrada para dar suporte às pessoas com mais de 60 anos, diz, que criar metas é fundamental para pessoas maduras, visto que, as pessoas estão vivendo mais e, por isso é importante que se viva com objetivo. Além disso, é preciso saber que se planejar para o futuro não é exclusividade para os mais jovens.

“Muitas pessoas que têm 60 anos ou mais, e ficam com a falsa concepção que não precisam mais ter metas na vida, porque geralmente já estão aposentados e com os seus filhos criados. Por isso, acham que já viveram tudo o que tinha que viver. Porém, muitos especialistas afirmam que viver uma vida sem planos causa profundas dores existenciais e uma sensação de desespero, podendo acarretar quadros depressivos”, pontua Márcia.

A especialista afirma que quando pessoas de 60+ fazem planos e atingem, isso ajuda a ter uma terceira idade mais produtiva, ativa, proporcionando a autonomia e qualidade de vida. Também, lembra que as metas não precisam ser de longo prazo, mas sim, podem ser de curto prazo, por exemplo, aprender a nadar, fazer uma viagem ou mesmo aprender a mexer em um aparelho novo. Frisando que o que importa é não deixar de traçar novos objetivos.

“Muitas pessoas maduras acham difícil criar novas metas, porém, o que poucos sabem é que essa tarefa se torna mais fácil para os idosos do que para os mais novos. Pois, ao contrário do que se pensa, as experiências de uma pessoa de 60+ faz com que seja mais consciente dos seus objetivos e, portanto, tenha mais discernimento ao escolher e perseverança para alcançar”, diz a especialista.

Mediante a isso, Márcia Sena propõe algumas sugestões que podem ajudar os 60+ a criarem metas para 2023.

1 – É importante fazer uma análise sobre suas paixões, valores e objetivos.

2 – Defina quais serão os objetivos e as metas.

3 – Reflita como se sentirá caso consiga atingir a meta e se ela é alcançável ou não.

4 – É necessário que faça um planejamento não só financeiro, mas também de quanto tempo será necessário e o esforço que precisará fazer para alcançar.

5 – Com tudo estabelecido, inicie o passo a passo para colocar em prática

“Traçar metas contribui para lembrarmos que ainda estamos vivos e com vitalidade. Além disso, proposta de garantir um envelhecimento prazeroso, ativo, e com independência, proporcionando qualidade de vida, e bem-estar dos familiares”, finaliza Márcia Sena.

Sobre Márcia Sena

É fundadora e CEO da Senior Concierge e especialista em qualidade de vida na terceira idade. Farmacêutica pela USP, Tem MBA em Administração na Marquette University (EUA) e experiência em várias áreas da indústria farmacêutica.

Criou a Senior Concierge a partir de uma experiência pessoal de dificuldade de conciliar seu trabalho como executiva e cuidar dos pais que estão envelhecendo. Se especializou nas necessidades e desafios da terceira idade e desenvolveu serviços com foco na manutenção da autonomia de pessoas da melhor idade no seu local de convívio, oferecendo resolução de problemas de mobilidade, bem-estar, tarefas domésticas do dia a dia e segurança contra males súbitos.

Sobre a Senior Concierge

Uma empresa com um novo jeito de dar suporte aos 60+, com um modelo de atenção integrada e centrada nas reais necessidades dos maduros. Uma resposta dos novos tempos para um modelo que se esgotou, que é o modelo curativo baseado nas doenças, praticado por outras empresas, mas que visa a prevenção e cuidado. Com a proposta de garantir um envelhecimento prazeroso, proporcionando qualidade de vida, e bem-estar dos familiares.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *