Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação

Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação

Com a implantação da máfia digital, a verificação tem servido apenas para comprovar que o perfil realmente é de quem se diz ser, afirma especialista.

Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinónimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa realidade tem vindo a mudar. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, que vive em Castelo de Paiva, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem se diz ser.

“O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou a mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem se diz ser e para que outras pessoas, outros perfis não propaguem notícias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalidade, especialmente para a qual foi criado inicialmente”, explicou a especialista.

Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação, que fica cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não têm o selo de verificação, ou possuem apenas no Facebook e não no Instagram.

“Por outro lado, há sites de notícias recentes, que divulgam mexericos, já foram acusados de plágio, fake news e fazem máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto uma questão: até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”, alertou.

Para Jennifer, há algum tempo o selo de verificação já deixou de ser sinónimo de audiência, credibilidade e atestado de celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa organização de distribuição está a tentar reformular a forma de distribuição, tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.

Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação colocarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *