Com um 2023 desafiador, empresas precisam ser conservadoras e ficar de olho no orçamento

Com um 2023 desafiador, empresas precisam ser conservadoras e ficar de olho no orçamento

Goldwasser Neto, cofundador da plataforma de gestão financeira Accountfy, também recomenda parcimônia no uso dos investimentos conquistados

“Os desafios de 2023 devem gerar um impacto em receita e também em fontes de financiamento como novas dívidas ou captação de recursos com investidores”, afirma Goldwasser Neto, cofudador e CEO da plataforma de gestão financeira Accountfy. Esse prognóstico se junta às muitas notícias de startups ajustando investimentos, demitindo em massa e revendo seus planos de crescimento.

Segundo Neto, o cenário internacional será conturbado com guerras, inflação global, mudanças significativas nas estruturas de produção e distribuição do petróleo, entre outros. “Já o ambiente econômico brasileiro está bastante incerto. Embora tenhamos bons indicadores econômicos no final de 2022, a falta de definição e clareza na condução da política econômica e gestão fiscal pode causar instabilidade econômica, política e afetar a confiança nos agentes econômicos.”

Essa insegurança poderá impactar decisões de consumo e investimento por parte de empresas e investidores financeiros. Goldwasser sugere que as empresas sejam conservadoras na gestão de despesas e do caixa, além de controlar o orçamento de forma bem próxima, pois o cenário pode mudar a todo tempo e decisões precisarão ser tomadas rapidamente. “Outra recomendação é, caso tenha capacidade de levantar recursos, não desperdice. Mesmo com custos mais altos no momento, a liquidez confortável é muito bem-vinda e além da segurança financeira, pode ser utilizada para aproveitar boas oportunidades que irão aparecer durante o ano”, diz.

Para garantir que o orçamento e o planejamento aguentem todas as incertezas e possam ser moldados de acordo com as eventualidades, o uso de novas tecnologias tende a gerar ganhos na otimização de despesas além de agregar em confiabilidade de precisão. “Em um ambiente desafiador, todas essas características são bem-vindas”, afirma Goldwasser. “Nunca é tarde para elaboração do planejamento financeiro bem como adoção de novas tecnologias. Quem é estruturado já fez todo o planejamento financeiro e já tem a modelagem em algum lugar.”

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *