Insuficiência nas cadeias do frio resulta na perda de alimentos que poderiam alimentar 950 milhões de pessoas

Insuficiência nas cadeias do frio resulta na perda de alimentos que poderiam alimentar 950 milhões de pessoas

A necessários para uma população global em rápido crescimento é um foco negligenciado na transiçã crescente demanda por cadeias de frio confiáveis para fornecer com segurança alimentos e medicamentos altamente

Com a expectativa de que a população mundiao verde. A empresa de engenharia dinamarquesa Danfoss pede mais investimentos em tecnologia na cadeia do frio para contribuir com a segurança alimentar, reduzindo a perda e o desperdício de alimentos e reduzindo as emissões.l aumente em quase 2 bilhões de pessoas até 2050[1], investimentos em tecnologia para a cadeia do frio sustentável são urgentemente necessários para garantir que possamos alimentar o crescente número de pessoas no planeta. Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor, atrás apenas dos EUA e da China, contribuindo com até 10% dos gases de efeito estufa do mundo[2].

Contudo, com uma necessidade crescente de produção de alimentos e de desenvolvimento da cadeia do frio, surge o risco de maiores emissões da demanda de energia. Um risco que pode ser mitigado, segundo Kristian Strand, Presidente de Compressores Comerciais da Danfoss:

O papel crucial da cadeia do frio é um ponto cego global na mitigação das mudanças climáticas. Uma população crescente exigirá mais alimentos, mas simplesmente não estamos prontos para lidar com isso no âmbito global atualmente.”

Um número significativo de 13% de todos os alimentos produzidos globalmente é perdido devido à falta de cadeias de frio. Infelizmente, as cadeias de frio frequentemente sofrem com a falta de desenvolvimento e negligência. Isso é especialmente significativo nos países em desenvolvimento, nos quais o acesso à refrigeração é muito menor do que nos países desenvolvidos. Estima-se, contudo, que esse alimento perdido possa alimentar 950 milhões de pessoas por ano[3].

Com a tecnologia prontamente disponível para reduzir a demanda de energia da tecnologia de refrigeração e construir infraestruturas de cadeia do frio sustentáveis, agora o foco deve estar na ação. Os investimentos em cadeias do frio com eficiência energética contribuirão para a segurança alimentar, reduzindo as emissões e as contas de energia.

Grande potencial em cadeias de frio

Tomemos por exemplo a banana. Uma em cada três bananas no planeta é produzida na Índia. Uma cadeia do frio permite manter as bananas na temperatura certa até chegarem ao consumidor. Ao trabalhar com produtores de banana na Índia em uma cadeia do frio sustentável, a Danfoss conseguiu ajudá-los a reduzir o desperdício de bananas em quase 20%. Melhor ainda, a renda dos agricultores locais triplicou, graças à possibilidade de exportar produtos para a Europa pela primeira vez![4]

Além disso, as tecnologias de monitoramento digital acabam sendo relevantes para a prestação de suporte a controles e alarmes de temperatura, garantindo que a quantidade ideal exata de refrigeração seja aplicada, a fim evitar perdas e desperdícios e garantir uma detecção precoce de erros. O monitoramento digital também pode ajudar no rastreamento de remessas de alimentos, garantindo que a jornada ao longo da cadeia do frio ocorra sem problemas.

Para modernizar a cadeia do frio e levar o transporte de alimentos à sua próxima evolução, é necessário aumentar os investimentos para a pesquisa dos desenvolvimentos da cadeia do frio em todo o mundo. É necessário também oferecer incentivos financeiros para garantir que a melhor tecnologia disponível e com eficiência energética seja utilizada, bem como acelerar o monitoramento digital da logística da cadeia do frio para tornar a tomada de decisões mais eficaz”, afirma Kristian Strand. “Isso é bom para o meio ambiente e para as empresas envolvidas.”

 

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 40 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *