Há 10 anos no país, Espinoza tem casas espalhadas por Rio, São Paulo e Brasília

Há 10 anos no país, Espinoza tem casas espalhadas por Rio, São Paulo e Brasília

O Chef peruano Marco Espinoza está a todo vapor com as suas casas espalhadas pelo país. A história de Espinoza com o Brasil começou em 2010, em Brasília, com a abertura do Taypá, primeira casa comandada pelo chef.

Marco Espinoza frequentou as aulas do Instituto Argentino de Gastronomia, reduto moderno da gastronomia argentina e dos países latinos. Trabalhou na Embaixada do Peru e, nessa mesma época, montou seu próprio restaurante. Em 2010, foi convidado para um Festival de comida peruana em Brasília, resolveu ficar e trouxe o projeto do Taypá para a capital do País.

Atualmente, em Brasília, ele também é responsável pelos restaurantes Sagrado Mar, especializado em frutos do mar na brasa aberto em outubro de 2020, Canton Peruvian & Chinese Food, especializado em comida chifa, Lima Cocina Peruana, autêntica comida peruana, e do recém inaugurado Kinjo – Peruvian & Japonese Food, primeiro restaurante Nikkei da cidade.
No Rio de Janeiro, onde o chef vive com a família – sua esposa argentina Fernanda Ortiz e seus quatro filhos – desde 2013, destaque para o Lima Cocina Peruana, o autentico restaurante peruano, com 4 casas na cidade: Botafogo, Tijuca, Niterói e Laranjeiras.

Em fevereiro de 2019, Espinoza abriu em São Paulo o Chaco, de cortes na Brasa.

No início de maio de 2019, o chef inaugurou o El Chaco Rio, na mesma rua do Lima Cocina Peruana e, no final de 2019, o chef resolveu apostar em uma nova tendência, o Canton Peruvian & Chinese Food, um delivery de culinária peruana com forte influência chinesa. Com o sucesso do delivery, o Canton inaugurou, em janeiro de 2021, seu espaço físico em Copacabana e, no final de julho, inaugurou sua nova loja no Shopping ParkJacarepaguá.

Em maio de 2020, devido a pandemia, um novo projeto de Espinoza foi criado, o Meu Galeto na Brasa. Com serviço exclusivo pelo delivery, destaque para o galeto preparado na brasa feito com um tempero especial e com acompanhamentos fartos e diversos.

Ainda em 2020, destaque para a expansão do Lima Cocina Peruana, que ganhou novas casas na Tijuca, zona norte do Rio, e em Niterói, na praia de São Francisco. Em junho de 2021, foi inaugurado o Lima Laranjeiras, dentro do Hostel Villa 25, e o Canton, em Brasília.

Em novembro de 2021, Espinoza inaugurou o Canton, em São Paulo, e o Chaco, na Tijuca. Em Brasília, o Kinjo abriu as portas em março de 2022 no Shopping Casa Park e, em julho, foi inaugurado em Copacabana, na Rua Duvivier. Em São Paulo, o chef abriu, agora em novembro, a segunda casa do Cantón, em Moema.
Espinoza criou um grupo, junto aos seus sócios, para administrar as casas. Inquieto e empreendedor nato, Espinoza não para por ai e tem planos de mais casas pelo país. É esperar para ver quais serão as próximas novidades.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *