Empresa brasileira, Distu, viabiliza o open banking das participações societárias
Com tecnologia e consultoria especializada, a companhia busca apoiar empresários e gestores de Recursos Humanos a criar e gerir modelos de remuneração variável baseada em ações e suas participações societárias;
Em pouco mais de um ano de operação, a Distu já atendeu mais de 100 empresas de diversos segmentos, de startups, médias e grandes empresas, como a Braskem
A Distu é uma empresa especializada em tecnologia para gestão societária. Fundada pelos sócios Gustavo Fujimoto (CEO) e Rodrigo Stevaux (CTO), a companhia busca apoiar empresários e gestores de Recursos Humanos a criar e gerir modelos de remuneração variável baseada em ações e suas participações em processo de estruturação societárias.
Entre as soluções oferecidas, está a consultoria para estruturação de Stock Options, em português Opção de Compra de Ações do empregador, os planos de incentivo de longo prazo (ILP) e a plataforma on-line para gerenciamento dos contratos entre as instituições e os acionistas. De acordo com Gustavo Fujimoto, fundador e CEO da Distu, a inovação presente hoje no setor tem o poder de facilitar a vida societária das companhias, contudo é um processo que requer experiência e responsabilidade, uma vez que trata-se do principal patrimônio pessoal de muitos empresários e executivos.
“A difusão da cultura de empreendedorismo e os avanços da tecnologia permitem que qualquer pessoa seja um empreendedor em potencial. Buscamos atuar como parceiros de negócios, de forma a fomentar e alavancar operações com base em credibilidade e modernidade”, diz Fujimoto.
Com experiência em empresas de venture capital, os fundadores, juntos, vivenciaram as dificuldades em gerenciar portfólios de participações, estruturar e gerenciar planos de incentivo de longo prazo (ILP), e viram neste cenário a oportunidade de criar um negócio que facilitasse e otimizasse a gestão societária de empresas, independente do porte.
Em pouco tempo de operação, a Distu se tornou a primeira companhia brasileira a participar do Open Cap Table Coalition, consórcio internacional de empresas de gestão de participações societárias. Hoje, já performam em seu portfólio de clientes, marcas como a Braskem e o Grupo Alura; assim como cerca de 100 empresas, atuantes em variados segmentos da indústria e comércio, desde escritórios de investimentos a restaurantes.
“Observamos que entre os desafios daqueles que buscam empreender está a retenção e atração de talentos, independente do segmento de atuação, e neste cenário os instrumentos de equity tem se tornado uma alternativa bastante eficiente para manter e engajar as equipes”, diz.
Mercado
Para Fujimoto, apesar do desaquecimento dos investimentos em startups, o apetite para instrumentos de incentivo em equity permanece em alta. No passado, empresas de venture capital utilizavam a participação societária para atrair talentos. Hoje, no entanto, muitas companhias apostam no modelo Stock Options como diferencial de mercado, como forma de permanecerem competitivas. “Neste contexto, trata-se de uma ótima alternativa para trazer o discurso de “espírito de dono” para a prática, efetivamente transformando colaboradores em sócios”, destaca.
Com sede em São Paulo, a empresa oferece tecnologia de ponta e uma equipe de especialistas em planos de incentivo de longo prazo (ILP), consultoria estratégica, finanças, bem como no mercado venture capital.
Sobre a Distu
A Distu é uma empresa especializada em private equity para gestão societária. Com o objetivo de apoiar empreendedores e negócios, a empresa oferece consultoria para Stock Options, em português Opção de Compra de Ações do empregador, planos de incentivo de longo prazo (ILP) e plataforma on-line para gerenciamento dos contratos entre as instituições e os acionistas. Além disso, a Distu é a primeira companhia brasileira a participar do Open Cap Table Coalition, consórcio internacional de empresas de gestão de participações societárias. Para mais informações, acesse o site.
Deixe um comentário