Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras e avança na busca por capacitação
Exemplo desse movimento, evento no Palácio Tangará reúne mais de 60 empresárias para discutir gestão, propósito e rentabilidade
Elas abriram empresas, conquistaram espaço e mudaram a paisagem do empreendedorismo brasileiro. Hoje, mais de 10,4 milhões de mulheres comandam negócios no país, segundo levantamento do Sebrae com base na PNAD Contínua do IBGE. O número é o maior da série histórica e representa um salto de 42% desde 2012. Essa nova geração de empreendedoras é mais escolarizada, conectada e disposta a se capacitar.
Mas, ao mesmo tempo em que formalizam suas empresas, essas mulheres enfrentam o desafio de aprender a gerir com eficiência e visão de longo prazo. Essa transição da sobrevivência para a sustentabilidade é o foco de iniciativas que enfatizam a formação e o desenvolvimento profissional.
Entre elas está o MAC Mulheres Empreendedoras, imersão criada pela contadora e especialista em finanças jurídicas Beatriz Machnick, fundadora da BM Finance Group. O evento, que acontecerá em 13 de novembro no Palácio Tangará em São Paulo, já reúne 60 inscritas de diferentes segmentos, como direito, finanças e comunicação. O objetivo é mostrar que o sucesso feminino vai além de simplesmente abrir uma empresa.
A imersão apresentará cinco sessões temáticas que abordam liderança, performance, lucro, propósito e equilíbrio emocional. Cada módulo combina conteúdo técnico e dinâmicas práticas, com objetivo de criar um ambiente de aprendizado e troca genuína. “O MAC Mulheres Empreendedoras nasceu da necessidade de mostrar que é possível se desenvolver com leveza. Nosso objetivo é oferecer instrumentos reais para que as mulheres reorganizem seus negócios e encontrem clareza sobre como construir uma jornada empreendedora sustentável”, afirma Beatriz.
Tempo disponível
Os dados reforçam a importância dessa mudança de mentalidade. De acordo com o Sebrae, 72,4% das empreendedoras têm ensino médio completo e cerca de 35% chegaram ao ensino superior, mas o rendimento médio real das mulheres donas de negócio ainda é 24,4% menor que o dos homens. Para Beatriz, o gargalo está no tempo disponível para se dedicar ao negócio. “Muitas empresárias não conseguem se enxergar como gestoras porque estão sobrecarregadas com múltiplos papéis. Quando aprendem a administrar tempo, emoções e recursos, abrem espaço para o lucro e para uma vida com mais sentido”, explica.
A especialista acrescenta que é possível conciliar todas as dimensões da vida feminina, desde o papel profissional até os afetos pessoais. Ela acredita que o segredo está na clareza e no planejamento. “Conciliar as experiências como empreendedora, mãe, parceira e mulher é possível. Não se trata de fazer tudo ao mesmo tempo, mas de compreender o que realmente importa em cada fase. Quando há clareza, conseguimos cuidar de nós mesmas e do negócio com a mesma atenção”, afirma.
Beatriz, que já liderou imersões em Curitiba, Rio de Janeiro, Nova York e Lisboa, utiliza sua trajetória como empresária para inspirar outras mulheres. “A principal lição dessas jornadas é que nenhuma mulher precisa escolher entre prosperar e ter qualidade de vida. Quando há ordem nos processos e leveza nas decisões, a gestão se torna mais humana e o lucro acontece naturalmente”, diz.
Realizado no mês em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o MAC Mulheres Empreendedoras também tem um caráter social. Todo o valor arrecadado com as inscrições será utilizado para custear a experiência das participantes, e eventuais excedentes serão destinados a instituições que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade, uma em Curitiba e outra de atuação nacional.
SERVIÇO
Evento: MAC Mulheres Empreendedoras
Data: 13 de novembro de 2025
Horário: 8h30 às 18h00
Local: Palácio Tangará – R. Dep. Laércio Corte, 1501 – Panamby, São Paulo – SP
Inscrições: https://bit.ly/macempreendedoras
BM Finance Group – Desde 2012 o grupo atua como protagonista na formação de preços para escritórios de advocacia de todos os estados do Brasil. A CEO Beatriz Machnick é autora de uma série de livros de gestão na área: Gestão de Escritórios Previdenciários (2025), Controladoria Jurídica na Prática – Mais Lucratividade e Produtividade na Advocacia (2024), Honorários Advocatícios 2 edição – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2024), Precificação de Honorários e Controladoria Jurídica na Prática (2023), Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020) Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia Através da Gestão (2016), todos editados pela Juruá. Atualmente, a empresa tem a matriz em Curitiba e duas filiais: uma no Rio de Janeiro e outra em Nova Iorque. Contatos com a BM Finance Group podem ser feitos pelo telefone (041) 9 9192-4263 ou pelo site www.financasjuridicas.com.br.

Deixe um comentário