Revolução na produção audiovisual com IA generativa – Por: Fábio Bonassa, radialista e jornalista. Iniciou atividades em 1985 no Grupo Jóia de Comunicação, em Adamantina, interior de São Paulo. Em dezembro de 2000 mudou-se para Garça, para administrar a rádio NOVA 102 FM. Desde 2017 faz parte da administração municipal de Garça, primeiro como Secretário de Turismo até 2018, quando assumiu a Secretaria de Comunicação e Eventos.
Inteligência artificial transforma o mercado de filmes e séries, trazendo inovações e desafios éticos
Hoje vamos falar sobre um setor que causa admiração e fascínio em muitos de nós: o audiovisual, que está sendo modificado de forma profunda pela IA. A maneira como filmes e séries são criados está passando por uma revolução. Vem comigo e vamos entender como tudo está acontecendo, e rápido.
IA em roteiros e produções visuais
A criação de roteiros agora pode ser assistida pela IA generativa, onde ferramentas como ChatGPT e Story AI conseguem desenvolver diálogos e construir narrativas com base em diretrizes fornecidas, ou seja, o prompt. Esse tipo de tecnologia permite uma pré-produção mais rápida, adaptando roteiros a diferentes gêneros e tons.
Já no campo visual, softwares como o Runway Gen-2, Synthesia, Kaiber AI, InVideo e Pika Labs AI transformam a criação dos conteúdos de vídeo, proporcionando novas formas de contar histórias com recursos visuais personalizados.
Ferramenta para dublagem em tempo real
No campo da dublagem, a IA também tem feito avanços notáveis. A tecnologia DeepDub permite que filmes e séries sejam traduzidos e dublados para múltiplos idiomas em tempo real, mantendo o tom e a emoção dos atores originais. Sabe como? Começa com o DeepDub analisando e reconhecendo a fala do idioma original, depois faz a traduz neural e adaptação cultural, ajustando expressões e gírias para que sejam naturais no novo idioma, mantendo o tom, a entonação e as emoções da fala original. Assim, a voz dublada será a mais próxima possível da voz original, incluindo pausas.
Com certeza muita gente se lembrou da dublagem das novelas mexicanas, que não tinham a sincronia labial. Não, não se preocupe com isso! A sincronização labial da fala dos atores também acontece. Após estas etapas, o DeepDub entrega a dublagem de forma quase instantânea, reduzindo custos e o tempo de produção. Temos que destacar o contínuo aprendizado da IA com o avanço das redes neurais, ou seja, ela está em constante desenvolvimento.
Como já aconteceu com outras profissões que foram extintas com a tecnologia, como datilógrafos, ascensoristas, lanterninhas de cinema, a arte da dublagem também pode estar com os dias contados!
Desafios éticos e o futuro da IA no audiovisual
Apesar das inovações, o uso da IA na produção audiovisual levanta questões éticas, principalmente no que diz respeito a direitos autorais e ao impacto sobre a profissão de roteiristas e dubladores. Até que ponto as produtoras devem automatizar o processo criativo? O debate sobre regulamentação da IA em setores criativos cresce, com o objetivo de garantir uma adoção responsável e equilibrada.
Mas pode se preparar porque, em pouco tempo, teremos filmes com roteiros, dublagem, sonorização e atores criados totalmente por IA.
Se pararmos para analisar como os efeitos de filmes são feitos, já é quase tudo feito por computadores. E a IA trabalha em computadores.
Semana que vem tem mais.
Hora do Papo Bon sobre IA (Inteligência Artificial). Agradeço sua leitura e vamos fazer valer o seu tempo.
P.S. Papo Bon, com ene, é uma corruptela com o nome Bonassa.
Deixe um comentário