Uso da inteligência artificial no processo de formação do condutor é discutido em Encontro Nacional dos Detrans

Uso da inteligência artificial no processo de formação do condutor é discutido em Encontro Nacional dos Detrans

Uso da inteligência artificial no processo de formação do condutor é discutido em Encontro Nacional dos Detrans

Promover exames práticos cada vez mais eficientes na formação de condutores é, sem dúvida, um desafio que atinge não só os Detrans, mas, também, traz benefícios a toda população, ao passo em que com avaliações mais estratégicas o trânsito passa a ser formado por condutores mais bem preparados e, assim, as vias se tornam cada vez mais seguras. Uma novidade, no entanto, que tem tornado esse processo mais ágil, é o uso da inteligência artificial, tema que foi debatido nesta quinta-feira (4) no Encontro Nacional de Detrans, sediado na Paraíba, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril no Intermares Hall.

O coCEO da Vsoft, Daniel Targino, empresa que também é paraibana e está há quase 24 anos no mercado, ressaltou o quanto o uso da inteligência artificial pode solucionar dores recorrentes em todos os Detrans. “A solução, quando é desenvolvida, tem sobretudo que solucionar uma dor do mercado, e o que nós vimos, quando visitamos diversos Detrans, é que uma dor muito comum era o exame prático. Mas analisando as normativas percebemos que é possível fazer com que a inteligência artificial seja uma aliada nesse processo – não que ela vá substituir o ser humano, mas com as soluções oferecidas pela Vsoft, por exemplo, esse passa a ser um auditor dos dados gerados pela IA durante o exame”, disse.

Uma opção entre os formatos do exame prático é o prancheta digital, modalidade em que um dispositivo móvel monitora a realização da prova através da captação de áudio e vídeo do candidato em tempo real. “Além da vantagem principal, que é a segurança durante todo o fluxo de realização da prova, com dados tratados com mecanismos reforçados de transmissão como criptografia de ponta a ponta e armazenamento de dados em nuvem, há também a segurança do processo, uma vez que o sistema utiliza ferramentas como validação biométrica de candidatos e de examinadores para garantir a idoneidade do processo”, ressaltou Daniel Targino, da Vsoft.

Fora isso, ainda é possível fazer com que mais candidatos sejam atendidos em menor tempo, tendo em vista que o examinador passa a poder executar as atividades com mais agilidade, e traz também benefícios econômicos, com a economia com custos de papéis dentre outros recursos.

Novidade – Tendo em vista o processo de adequação dos Detrans necessário para o uso da inteligência artificial, uma nova opção oferecida pela Vsoft é a versão intermediária da prancheta digital, em que a IA capta o vídeo e o áudio na realização do exame prático, sem ser necessário toda a telemetria. O exame prático e a prancheta digital são soluções aplicadas junto aos órgãos regulamentadores competentes de cada estado, portanto, a implementação depende da legislação vigente. Para conhecer mais sobre as soluções, acessewww.vsoft.com.br.

Encontro Nacional dos Detrans – Realizado entre os dias 3 e 5 de abril, o evento é realizado pela Associação Nacional dos Detrans, tratando de temas que possibilitem um trânsito mais seguro. O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou, na abertura, a importância do evento na troca de experiência para um trânsito responsável. “Os Detrans do Brasil estão na Paraíba hoje para trocar experiência, para aprender com a experiência exitosa em outros estados. É muito importante a realização de um evento como esse para uma troca real — atualização de legislações de trânsito, ou seja, um conjunto de coisas que vai ser discutido e que vai beneficiar o trabalho de todos os Detrans”, afirmou, agradecendo a organização por ter escolhido a Paraíba como sede do evento.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *