Experiência do cliente: saiba como isso pode transformar a jornada do consumidor
Clientes satisfeitos não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a reputação e a imagem da marca
A qualidade do atendimento ao cliente é fundamental para que um consumidor volte a fazer negócios com uma empresa. Segundo o “Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020”, a experiência do cliente ajuda a aumentar a fidelidade deles a uma marca. No levantamento, 74% dos clientes se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa, enquanto 52% dos clientes relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas. Ou seja, para fidelizar e reter clientes é preciso proporcionar um atendimento que crie percepções positivas neles e os estimule a criar um relacionamento cada vez mais duradouro com a empresa.
Conquistar um novo cliente custa, em média, cinco vezes mais caro do que gerar satisfação e resultado para um cliente fiel. “Exatamente por isso, prezar pela fidelização em um negócio é fundamental para criar resultados realmente expressivos. Para isso, é necessário criar um ambiente em que tal cliente se sentirá satisfeito em todos os aspectos. É nesse sentido, que um conceito importante deve ser incorporado desde o início de qualquer operação: a jornada do cliente”, destaca a especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach, Cilene Noman.
Além disso, em ramos de comércio cada vez mais competitivos, a experiência do cliente pode ser um diferencial crucial para destacar uma empresa da concorrência.”Sendo assim, uma experiência excepcional pode levar os clientes a escolherem uma empresa em vez de outra, mesmo que os produtos ou serviços oferecidos sejam semelhantes”, completa Cilene.
Como melhorar a experiência do cliente?
- Engaje a sua equipe;
- Ouça atentamente o seu cliente (com empatia);
- Ofereça uma experiência personalizada;
- Gerencie seus processos;
- Mapeie a jornada do cliente;
- Invista na experiência omnichannel;
- Dê atenção ao pós-venda;
- Faça uso das redes sociais;
- Antecipe os problemas e necessidades do cliente;
- Torne os processos mais ágeis;
- Busque continuamente melhorar a experiência do cliente;
- Utilize dados e tecnologia.
Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach. @nomandho – www.nomandho.com.br
Deixe um comentário