Com 75% de liderança feminina, Vapza quer igualar número de mulheres no quadro geral de funcionários em 2023
Atualmente, 49% das colaboradoras da empresa especializada em alimentos embalados a vácuo são mulheres
A igualdade de gênero é uma questão urgente em toda a sociedade e em constante aprimoramento no setor corporativo. Fundada há 28 anos, a Vapza, companhia especializada em alimentos cozidos no vapor e embalados a vácuo, é um exemplo de empresa em que 75% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e quase metade do quadro funcional é do gênero feminino.
De acordo com pesquisa Women in Business, da Grant Thornton Brasil, realizada em 2022, a média nacional de mulheres em funções de chefia é de 38%. A Vapza, portanto, está muito acima da média, pois trata o tema de forma orgânica desde a sua criação, em 1994, tendo a equidade de gênero como um dos pilares, englobando questões salariais e de representatividade.
Daniele Voloxki exerce a funções de CFO (Chief Financial Officer) sendo uma das duas mulheres nos cargos mais altos da empresa – Enrico Milani também integra a diretoria da empresa como CEO. No recorte por setores, a representatividade aumenta: apenas mulheres compõem os departamentos financeiro, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de qualidade e o de planejamento. No quadro geral, a companhia possui um número equilibrado. De 334 colaboradores, 163 são mulheres.
A companhia possui a escuta ativa, o respeito em questões de gênero e a igualdade salarial em seu DNA, tendo a liderança feminina presente em toda a sua história. “Essa proporção ocorre de maneira natural, porque é algo enraizado pela cultura da empresa e hoje reflete o momento em que vivemos enquanto sociedade, onde ocupamos um espaço cada vez maior”, comenta Daniele Voloxki, que exerce o cargo de CFO da Vapza desde o ano passado.
Elas fizeram carreira
Beatriz Gonçalves iniciou na empresa há 14 anos como auxiliar administrativa e hoje é gerente de Recursos Humanos (RH). Responsável por todas as contratações da companhia, ela auxiliou em toda a estruturação do setor.
“O acolhimento e o clima de ajuda mútua são um diferencial. A preocupação não é só com o desenvolvimento do dia a dia, mas também com o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores sejam constantes”, relata, comentando que a empresa a ajudou inclusive financeiramente, para a conclusão de sua pós-graduação.
Já Lucineia Carvalho começou a sua história na Vapza em 2008 como nutricionista, com a missão de dar suporte aos vendedores na área institucional.
“Após alguns meses, fui convidada para fazer parte da área comercial e iniciamos o projeto de food service”, explica a colaboradora, que hoje é coordenadora comercial.
Assim como aconteceu com Beatriz, a companhia também investiu na carreira de Lucineia: “já fiz duas pós-graduações e neste ano darei início à terceira”.
Sobre a Vapza Alimentos
Presente no mercado desde 1994, a Vapza, fundada nos Campos Gerais do Paraná, trouxe de forma pioneira ao Brasil uma tecnologia inovadora que permite a produção de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, sem a necessidade de refrigeração e com garantia de segurança de alimentos. A empresa conta atualmente com 45 produtos para o varejo e mais de 100 itens para o food service, oferecendo em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com mais de 15 mil pontos de venda no Brasil e exportação para 14 países, a Vapza conta com certificações de qualidade como o BRCGS, protocolo internacional que atesta o padrão de segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento, e tem os selos Kosher, Vegan e Orgânico. Em 2023, a Vapza apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade, com a divulgação de toda estratégia integrada de ESG da empresa. Possui, ainda, a certificação de Aterro Zero e vem reforçando o incentivo à agricultura familiar e aos pequenos produtores. Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/.
Deixe um comentário