O que atletas olímpicos ensinam para quem quer ser um empreendedor campeão?
Vice-presidente do SERAC explica porque um esportista profissional pode ensinar muito a quem tem um negócio
Empreender não costuma ser algo muito fácil. É preciso vencer uma série de desafios, ter muita disciplina e não desistir. Ou seja, necessidades que os atletas profissionais também têm que encarar. Não é à toa, portanto, que eles podem ensinar muito a quem tem um negócio.
Para Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, os esportistas profissionais, como os atletas olímpicos, por exemplo, passam por grandes desafios visando à uma recompensa maior. “É muito interessante observarmos e nos basearmos nos padrões deles para conquistar sucesso”, avalia.
Jhonny destaca quatro padrões que os atletas olímpicos costumam seguir e que podem ser válidos para qualquer empreendedor que queira se destacar em sua área de atuação. Conheça quais são:
- Nunca pare de estabelecer metas – Segundo o vice-presidente do SERAC, é muito importante ter metas estipuladas, mas elas precisam ser neurologicamente possíveis de se alcançar. “Assim como acontece com os atletas, essas metas mantêm o empreendedor em fluxo contínuo. Alcançou uma, vai para a segunda. É por isso que os recordes são quebrados”, afirma.
- Mantenha uma mentalidade campeã – Tudo começa no pensamento, na mentalidade, inclusive para o atleta mais bem preparado, e isso é algo que o empreendedor também precisa entender. “O atleta se prepara profissionalmente para se adaptar aos desafios e lidar com a pressão. O empresário lida com a pressão do governo, do seu cliente, etc. O fato é que campeões detém uma mentalidade certa dentro e fora da empresa para ter resultados mais expressivos”, diz Jhonny.
- Reconheça a importância do repouso – Os atletas passam por treinos intensos, mas sabem que o repouso é importante para se recuperarem e fazerem mais e melhor no dia seguinte. “O mesmo acontece com o empreendedor. Quando ele faz uma viagem para repousar, por exemplo, a cabeça continua ligada nos negócios, mas o repouso físico o ajuda a pensar melhor. A mente descansa do operacional e ele começa a pensar em estratégias de expansão”, ressalta.
- Saboreie bons momentos – Os atletas olímpicos vivem sob pressão, mas sabem comemorar pequenas vitórias e realizações. Segundo o vice-presidente do SERAC, ganhar e perder faz parte da vida, mas progredir é vital, por isso é importante monitorar progressos e comemorar cada conquista. “Precisamos lembrar sempre que, enquanto há 1% de oportunidade, existe 99% de esperança”, finaliza.
Sobre Jhonny Martins
Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins
Sobre o SERAC
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.
Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, Bradesco, Loggi, Farmais, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Boca Rosa, Thiago Nigro, Flávio Augusto, Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac.
Deixe um comentário