Ajinomoto do Brasil lança a primeira Universidade Tecnológica do Grupo para capacitar colaboradores
Curso tem como objetivo desenvolver habilidades modernas e atender às novas demandas do mercado
Em pé – Vitor Oliveira, Natalia Fernanda de Freitas, Gilberto Dorante Baldi, Gleydson Leandro da Silva Souza, Rafael Cozol Martins, Renato Paiva Del Esposte e Alex Felix de Medeiros Junior
Agachados – Mariana Manzato Masselani, Diego Rafael Santos, Michele Pessoa do Nascimento, Adeline da Silva Pereira e Marcos Pieroni Junior
A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, está dando um passo importante no desenvolvimento de seus colaboradores ao lançar a primeira Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA) do Grupo Ajinomoto. A inauguração será na fábrica da empresa localizada em Limeira (SP) e contará com a presença do presidente Shigeo Nakamura e de diretores da companhia.
A universidade será um espaço dedicado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores da companhia, com foco em novas tecnologias que impulsionam a transformação digital da empresa e da sociedade. O curso de capacitação será realizado em formato híbrido, com salas de aula interativas, e contará com um corpo docente de 13 professores altamente capacitados, todos profissionais da Ajinomoto do Brasil, com formações diversas.
A primeira turma da UTA será formada por 30 colaboradores, que terão a oportunidade de desenvolver suas carreiras profissionais por meio de uma jornada de aprendizado dividida em disciplinas tecnológicas e culturais. Além disso, os alunos terão acesso a uma plataforma online da Universidade, para ampliar o conhecimento de forma prática e didática.
“A criação da primeira Universidade Tecnológica do Grupo Ajinomoto reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência em todas as áreas de nossos negócios. Queremos oferecer aos colaboradores um ambiente de aprendizado moderno e avançado. Isso também potencializará a geração de valor compartilhado entre a companhia e os colaboradores, fortalecendo a capacitação e o empoderamento das equipes para cada membro ser um grande agente de transformação da organização”, afirma o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil, João Carlos Castello.
O curso de capacitação da UTA seguirá o sistema de ensino conhecido como andragogia, jornada educacional voltada para o aprendizado de adultos, em que o professor é um facilitador, estimulando os alunos a participarem ativamente de seu próprio processo de aprendizagem. “Nas disciplinas técnicas, serão utilizadas metodologias de troubleshooting, que auxilia na identificação de problemas e soluções, além de ferramentas de análise de dados, incluindo uma exclusiva da Ajinomoto do Brasil, chamada Sistema de Controle de Processos (SCP)”, explica o executivo.
O SPC é um sistema que funciona em tablets para digitalização de dados, processos e materiais. Já nas disciplinas culturais, João Carlos ressalta que serão abordadas três disciplinas relevantes no mundo corporativo, como Propósito e Cultura Organizacional, Mindset Ágil e Liderança Ágil.
Certificação
O curso de capacitação será considerado horas de trabalho realizadas, com o limite máximo de 24 horas-aula semanais. Além disso, as aulas poderão durar até quatro meses, dependendo da função do colaborador. Segundo João Carlos, após o final do curso, o aluno será desafiado a aplicar o conhecimento adquirido em um projeto de conclusão relacionado à sua área de atuação. Posteriormente, receberá o certificado de formação na Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA).
“Durante um período de seis meses, os alunos irão desenvolver um projeto de conclusão de curso, orientados pelos facilitadores. Após a conclusão, irão liderar o projeto dentro de suas áreas, buscando promover melhorias na companhia. Olhamos para a transformação dos nossos colaboradores, para a nova cultura do trabalho, como o modelo híbrido, e sobretudo para os nossos consumidores”, finaliza o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Deixe um comentário