Conheça os benefícios do sound masking para privacidade e produtividade – Por: Marcelo Furlan, diretor de pré-vendas de áudio e vídeo da Seal Telecom Convergint
A agitação dos ambientes pode ser tanto um obstáculo na concentração dos trabalhadores como a causa do incômodo ao enfermo no hospital e, até mesmo, da perturbação aos hóspedes de um hotel que buscam descanso e privacidade. Por isso, encontrar uma maneira de abafar esses sons se tornou um verdadeiro desafio. No entanto, uma tecnologia inovadora e inteligente vem ganhando destaque e impactando positivamente a maneira como vivemos e trabalhamos: o sound masking. Ela cria um ambiente sonoro mais agradável, mascarando ruídos indesejados, como conversas, telefones ou máquinas.
Por se tratar de uma técnica baseada na psicoacústica (ciência que estuda como o cérebro percebe e interpreta os sons), o sound masking tem como objetivo moderar a clareza de sinais considerados perturbadores, tornando-os menos perceptíveis para proporcionar melhor concentração e produtividade, devido à redução da distração e do estresse causados por sonidos excessivos. Dessa forma, oferece benefícios em diversos setores, promovendo maior integração e funcionalidade, como os que citarei abaixo:
Escritórios: em um escritório movimentado, o foco e a produção são desafiados pelo constante fluxo de som. É nesse cenário que o sound masking surge como algo essencial. Ao formar um som ambiente contínuo e suave que camufla os ruídos, torna o local de trabalho mais calmo e propício à dedicação das tarefas, permitindo que os profissionais sigam concentrados em suas tarefas e, consequentemente, aumentem a eficiência e a satisfação no espaço corporativo.
Hotéis: quando se trata de hospedagem, a comodidade e a privacidade são aspectos importantes e é nesse sentido que a tecnologia se destaca. Nos hotéis, ela causa uma sensação de serenidade e tranquilidade ao ocultar sons externos como tráfego, vozes de outros hóspedes e sons provenientes de áreas adjacentes. Assim, cada quarto se transforma em um refúgio hospitaleiro, proporcionando uma experiência de hospedagem única e revigorante.
Espaços públicos e comerciais: a movimentação dos espaços públicos e comerciais (aeroportos, shoppings ou centros comerciais, por exemplo) muitas vezes é acompanhada por barulhos perturbadores de conversas entre terceiros, telefones, equipamentos e das próprias atividades cotidianas, com reverberação e eco que podem causar estresse aos visitantes. Ao introduzir um som de fundo, é possível ampliar o conforto por meio do mascaramento sonoro que reduz os barulhos externos, estabelecendo uma atmosfera mais agradável aos visitantes.
Hospitais: em centros hospitalares, o bem-estar e a privacidade são elementos cruciais para a recuperação dos enfermos. Nesse contexto, o sound masking desempenha papel fundamental ao amenizar barulhos de alarmes, equipamentos médicos, conversas entre profissionais de saúde e até mesmo o barulho dos passos dos pacientes, possibilitando um ambiente mais silencioso e acolhedor. Além disso, garante que informações sensíveis e confidenciais sejam protegidas.
Portanto, à medida que aumenta a demanda por espaços mais privativos e propícios à concentração e atenção, o sound masking se estabelece como um aliado essencial ao abafar os ruídos indesejados. Ou seja, esse recurso se apresenta como uma revolução acústica em diversos locais, oferecendo conforto, segurança e melhor qualidade de vida.
Deixe um comentário