Elon Musk pode perder o direito de viver nos EUA? Especialista explica
Especialista explica que Musk tem cidadania americana, mas quem possui apenas o green card pode ter o visto revogado em cenários de crise política ou acusações públicas.
A tensão pública entre Elon Musk e Donald Trump levantou especulações de que o bilionário poderia perder o direito de viver nos Estados Unidos. No entanto, a possibilidade não procede, segundo o especialista em imigração e mobilidade global Bruno Lossio.
“Estão dizendo por aí que o Elon Musk vai perder o green card. Mas a verdade é que ele já tem a cidadania americana, que é um nível acima do green card. É muito mais difícil perdê-la do que se imagina”, explica Lossio.
Ainda assim, o caso serve como um alerta importante para quem reside nos Estados Unidos com o visto de residência permanente (green card). Bruno afirma que, ao contrário da cidadania, o green card não blinda totalmente o imigrante, e o visto pode ser revogado em determinadas situações.
“Quem tem green card não tem 100% de garantia de permanência nos EUA, principalmente em cenários de conflitos políticos, acusações públicas, investigações criminais ou violações fiscais. O órgão de imigração pode, sim, passar a monitorar o imigrante”, afirma o especialista.
Bruno ainda lista os principais motivos que podem levar à revogação do green card: “Envolvimento com crimes ou investigações criminais; fraudes fiscais e sonegação; ameaça à segurança nacional; e participação ou associação com discursos ou ações de natureza política consideradas graves pelo governo americano”.
O especialista recomenda que imigrantes busquem orientação jurídica, evitem envolvimento em discussões de natureza política ou criminal e mantenham sua documentação e obrigações fiscais em dia, para garantir segurança e estabilidade imigratória.
“O caso do Elon Musk acende a discussão, mas ele está protegido por sua cidadania. Já quem ainda está no caminho da residência ou naturalização precisa redobrar o cuidado, especialmente com a exposição pública”, alerta Bruno.
Bruno Lossio é advogado licenciado no Brasil e especialista em imigração, com ampla experiência em processos de visto e regularização imigratória nos Estados Unidos. É sócio-fundador da Premium Global Mobility Partner, um escritório de mobilidade global e planejamento imigratório.

Deixe um comentário