Quer se tornar corretor de imóveis? Tudo o que você precisa saber

Quer se tornar corretor de imóveis? Tudo o que você precisa saber

Conheça os atrativos da profissão que tem seduzido cada vez mais trabalhadores brasileiros

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) estima crescimento de 20% para o setor em 2025, isso em um país que já conta com mais de 70 mil imobiliárias funcionando. Há também mais de 600 mil corretores de imóveis com registro profissional, o que torna o Brasil a segunda nação com o maior número desses profissionais, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Um dos atrativos dessa área, segundo o Cofeci, são os rendimentos, que podem superar a casa dos R$ 10 mil. Esses salários são pagos para aproximadamente 19% dos trabalhadores da área, mas 90% deles ganham acima da média salarial mensal dos brasileiros.

Outra característica da profissão que atrai profissionais é a flexibilidade de horários, que permite alcançar esses altos rendimentos sem ser obrigatório passar por jornadas de trabalho extensas, com várias horas extras. Além disso, essa atividade foge de uma rotina fixa todos os dias.

Esse setor também permite conhecer novas pessoas a todo momento, ampliando também o networking. É importante lembrar que cada contato novo é uma oportunidade de negócios que pode fazer a diferença nos rendimentos e no crescimento profissional.

Por onde começar

Sabendo de todas as vantagens, surge então a primeira dúvida: como é possível se tornar um corretor imobiliário? A principal condição para começar na atividade é obter a licença do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), órgão que fiscaliza, normatiza e regulamenta a profissão. A regulamentação pelo Creci está prevista na Lei Federal nº 6.530/78.

Para obter a licença, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos de idade, Ensino Médio completo e certificação no curso técnico de Transações Imobiliárias ou graduação em Gestão Imobiliária. Nos sites dos conselhos regionais de cada estado, há listas com algumas escolas e faculdades habilitadas a oferecer esses cursos.

Funções e salário

O corretor ou a corretora é responsável por intermediar a busca de clientes por um imóvel residencial ou comercial, seja ele alugado ou comprado. O papel desse profissional começa na procura pelo local e segue mesmo após o negócio ter sido fechado. Para isso, o trabalhador precisa ter atenção às preferências e preocupações dos clientes antes de partir para as recomendações.

Algumas das funções dos corretores são identificar compradores em potencial, apresentar propostas e contrapropostas de negociações, providenciar e dar encaminhamento à documentação necessária para a transação, divulgar anúncios em redes sociais e por meio de outras estratégias de marketing, prestar assistência e tirar dúvidas dos clientes mesmo após a conclusão do negócio.

Conhecidas as funções, é preciso saber quanto ganha um corretor de imóveis para exercer todas elas. Isso vai depender de vários fatores, mas é preciso ressaltar que não há uma renda fixa.

No caso de corretores autônomos, o dinheiro recebido vai depender do esforço, podendo variar de 2% a 10% do valor de negociação do imóvel. Já os corretores contratados por imobiliárias no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem ter uma remuneração fixa, acrescida de bônus por algumas vendas.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *