Em meio ao aumento de acidentes nas estradas, scale-up Mobs2 reduz 75% dos registros graves em frotas usando tecnologia e lança educação com IA

Em meio ao aumento de acidentes nas estradas, scale-up Mobs2 reduz 75% dos registros graves em frotas usando tecnologia e lança educação com IA

• Empresa que monitora mais de 11 mil veículos no Brasil contabilizou, no último semestre, redução média de 25% no consumo de combustível e 20% no custo de manutenção, com soluções data driven, que transformam dados em ações concretas

• Fundada em Recife e com atuação nacional e expansão internacional, a scale-up dobrou o faturamento em 2023 e deve crescer 200% esse ano com lançamento de plataforma educativa customizada para motoristas

São Paulo, agosto de 2024 – A Agência Nacional de Transportes (ANTT) contabilizou mais de 76 mil acidentes em rodovias privatizadas, apenas no ano passado – um aumento de 14,6% em relação a 2022. Com foco em contribuir para a segurança dos motoristas e a eficiência na gestão de frotas, os sócios-diretores Rebeca Bezerra Leite e Raphael da Fonte, que fundaram, há cinco anos em Recife, a scale-up Mobs2, têm verificado nos últimos meses uma forte demanda do mercado nacional por soluções inovadoras que agreguem mais valor ao tradicional serviço de telemetria avançada. A empresa, que dobrou o faturamento em 2023 e prevê crescer 200% esse ano, tem gerado resultados de grande impacto para os seus clientes: no último semestre, registrou uma média de redução de 75% no número de acidentes graves, de 25% no consumo de combustível e de 20% nos custos de manutenção de frotas.

“Atualmente, monitoramos o desempenho de mais de 11 mil veículos, de todos os portes, que fazem parte das frotas de nossos 140 clientes, distribuídos entre as seguintes áreas de atuação: Ônibus, Agronegócio, Ambiental, Logística e Infraestrutura. Estamos com negociações de contratos em andamento para dobrar a quantidade de ativos gerenciados, ampliando nossas atividades no Nordeste e Sudeste e expandindo para o Sul e Centro-Oeste. Também estamos olhando para outras oportunidades internacionais, começando por implantações na América Latina”, destaca o fundador Raphael.

Atuando há mais de 15 anos no setor da mobilidade, a fundadora Rebeca, que também é uma das conselheiras de Inovação da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), explica que conhecer bem as dores desse segmento é um diferencial: “Não se trata apenas de vender tecnologia, mas de tratar o problema de ponta a ponta. Entendemos que não adianta apenas monitorar os veículos e condutores e simplesmente entregar um relatório com números e gráficos para os gestores. Por isso, desenvolvemos uma solução data driven, que eleva a prestação do serviço de telemetria a outro patamar, transformando os dados coletados em propostas de iniciativas efetivas para as empresas – muitas das quais com implementação imediata e a baixo custo”.

Jornada de treinamento contínua, personalizada e online para motoristas

A Mobs2 vem investindo também em outra frente importante e inédita, com potencial escalável, voltada à capacitação e ao treinamento de condutores. E está chamando a atenção de grandes marcas sediadas em São Paulo e outras capitais. “Acabamos de lançar uma plataforma educacional customizada e adaptativa com uso de inteligência artificial: a Mobs2 School. Não encontramos nada parecido no Brasil nem lá fora. Na primeira fase, com a ajuda da inteligência artificial, estamos treinando mais de 30 mil motoristas com cursos, conteúdos personalizados e testes de aprendizagem. Já temos uma fila de empresas querendo implementar a novidade, pois perceberam um grande valor para a gestão de pessoas”, reforça Raphael.

Antes mesmo da criação da Mobs2, os sócios já tinham a convicção de que o ensino personalizado proporcionaria uma redução nos custos operacionais das companhias e mitigaria os riscos por parte dos condutores. “Era uma dor interna nossa. Nos últimos anos, organizamos milhares de cursos presenciais, com instrutores indo até as empresas e treinando os motoristas em grupos. Apesar de gerar bons resultados, esse formato tem custo elevado e não é escalável”, enfatiza Rebeca.

Com a Mobs2 School, que pode ser conectada à solução de telemetria da própria Mobs2 ou de qualquer outra telemetria, é possível monitorar o padrão de condução de cada motorista, de forma individual, identificar pontos favoráveis e outros que podem ser melhorados e agir diretamente na resolução dessas falhas e desenvolvimento de habilidades específicas por meio de uma plataforma digital interativa e de fácil utilização.

E as companhias que não possuem serviço de coleta de dados também podem contar com essa ferramenta, utilizando como referência a jornada de trabalho do condutor. “A proposta é melhorar a condução por meio da educação. O profissional vai aprender a corrigir as falhas e, consequentemente, não errar novamente”, esclarece Raphael. “Isso gera um estímulo positivo e inclusive temos potenciais clientes, como seguradoras e locadoras, que poderiam usar a plataforma para programas de fidelidade, por exemplo”.

A Escola disponibiliza testes de aprendizagens e conta com ensino online, contendo vídeos curtos, dinâmicos e interativos, de modo que o motorista consiga captar e reter facilmente as principais mensagens de cada pílula de conteúdo. Do outro lado, temos as empresas acompanhando a evolução dos seus profissionais.

“A ferramenta torna a empresa contratante uma aliada do motorista para o cumprimento de uma jornada eficiente e um relacionamento mais próximo”, enfatiza Rebeca.

Tecnologia que gera eficiência, segurança e sustentabilidade

Com atuação nacional, a Mobs2 atende empresas de diversos setores e com tamanhos de operação diferentes. Em seu portfólio de produtos oferece ainda o My Mobs – aplicativo de controle de eficiência operacional para motorista com integração à plataforma educacional Mobs2 School –; o Sistema de Gestão de Frotas (SGF), que monitora em tempo real os dados da operação, com visibilidade detalhada para gestão rápida e eficiente da frota; o Módulo 3G + wifi (hardware completo para telemetria de ativos, que inclui leitor, áudio embarcado e diversas opções de conectividade), entre outros.

“Nosso intuito é proporcionar soluções que atendam às crescentes demandas de eficiência, segurança e sustentabilidade. O setor de transporte é bastante complexo, competitivo e com margens pequenas. A inovação é fundamental para trazer oportunidades de desenvolvimento para as empresas e para os profissionais das estradas, que merecem um olhar mais atento ao seu contexto de trabalho e às suas necessidades”, finaliza a sócia-fundadora.

Sobre a Mobs2

A Mobs2 é uma empresa que, com base em inteligência de dados e educação, desenvolve tecnologias para promover a eficiência operacional na gestão de pessoas, ativos e processos. Com foco na produtividade e na efetividade, a companhia oferece soluções inovadoras que transformam os dados coletados em ação. Por meio da sua plataforma Mobs2 School, que combina inteligência artificial com educação contínua, disponibiliza capacitação personalizada, com treinamentos adaptativos, de forma que a melhoria possa resultar em mais êxito e menos gastos na operação. Atualmente, a Mobs2 tem 140 clientes e cerca de 11 mil ativos gerenciados, distribuídos em cinco áreas de atuação: Ônibus, Agronegócio, Ambiental, Logística e Infraestrutura.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *