Negócios: saiba quais empreendimentos estão revolucionando o mercado de educação

Negócios: saiba quais empreendimentos estão revolucionando o mercado de educação

Dados da CNDL revelam que, das compras de produtos digitais em 2023, 31% dos internautas brasileiros investiram em cursos ou livros e apostilas, demonstrando o crescimento do setor

A educação nunca para de ofertar oportunidades e criar demandas para negócios. No Brasil, o segmento é um dos mais promissores no momento. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2022, estão registrados 47,4 milhões de alunos no ensino fundamental – 714 mil estudantes a mais que em 2021. Em escolas particulares, há um aumento de 10,6% nas matrículas.

Embora o fechamento de escolas, principalmente as maiores, tenha causado perdas de matrículas, a pandemia também impulsionou o crescimento das instituições menores. Esse cenário deu origem a um novo paradigma educacional, marcado pela integração de ferramentas digitais como computadores, celulares e softwares. As possibilidades para empreender nesse ramo se multiplicam, abrangendo nichos prósperos.

Quais são as principais tendências em empreendedorismo educacional?

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2023, 54% dos internautas do país compraram algum tipo de produto digital – entre eles, 31% são cursos online e 7% livros e/ou apostilas.

Plataformas inovadoras e games unem educação ao agradável para as novas gerações. Através da gamificação, o conhecimento se torna mais acessível e interessante, transformando o processo de ensino-aprendizagem em uma experiência significativa. Além dos jogos, expande-se para cursos com temáticas diversas, inclusive para outros públicos e níveis de ensino, como graduação e especializações.

Nesse sentido, outra tendência que se destaca quando falamos em tecnologia é o sistema de gestão escolar, que promove organização e eficiência nas instituições de ensino. Através do sistema, é possível gerenciar matrículas, notas, frequências, boletins e calendário escolar – essas informações centralizadas fornecem dados valiosos para a tomada de decisões assertivas.

O antigo modelo de segregação de alunos com necessidades especiais cedeu espaço para a educação inclusiva. Essa abordagem visa garantir que todos os alunos, independentemente de características, tenham acesso a uma educação de qualidade. É necessário investir em aprimoramento, formação docente e ações inclusivas que implementem práticas de interação e aprendizado colaborativo.

Por outro lado, as habilidades socioemocionais como cooperação, confiança, criatividade e paciência, desenvolvidas por meio de atividades artísticas, como oficinas de teatro e criação de diários, são cada vez mais consideradas pelos responsáveis no momento de cogitar escolas, abrindo diversas portas para negócios e startups.

Afinal, o que é empreendedorismo educacional?

O empreendedorismo educacional é uma resposta inovadora às demandas por educação de qualidade em um país como o Brasil, marcado por um cenário de pessoas que buscam o conhecimento e desenvolvimento profissional constante. Em 2022, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta o crescimento de 13,2% no faturamento de operações no segmento, com 15.414 transações.

Dessa forma, o conceito está embasado na capacidade de identificar oportunidades e apresentar soluções diferentes com recursos tecnológicos ou não, como cursos digitais e presenciais, materiais didáticos, treinamentos e palestras, aplicativos e softwares, com metodologias e estratégias claras e concisas.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *