Elisa Rosenthal, diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, é reconhecida como a mulher mais influente do segmento pelo Imobi Report
Fundadora do IMI também é colunista dos veículos Estadão e Exame, e foi uma das pessoas mais relevantes do setor imobiliário em 2023
Arquiteta, pós-graduada em Administração de Empresas, formada em Negócios Imobiliários e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal é uma profissional com uma vasta história e relevância em seu segmento. Por conta disso, foi reconhecida como a mulher mais influente do setor imobiliário em 2023 pelo Imobi Report, importante plataforma de conteúdo e notícias do segmento no país. Elisa Rosenthal é também criadora do podcast “Vieses Femininos”, colunista dos veículos Estadão e Exame, e mentora de profissionais para liderança com foco no aumento da representatividade feminina. Também foi reconhecida como LinkedIn Top Voices em 2019 e TEDx Speaker em 2020.
O ranking Imobi Report 2023 conta com cem nomes e Elisa é a única mulher presente entre os dez mais influentes. A escolha foi realizada por um júri composto por mais de cinquenta personalidades de destaque ligadas ao setor e abrangeu os segmentos de incorporação, vendas, locação e/ou tecnologia associada ao mercado imobiliário. De acordo com a organização da lista, foram levados em consideração também critérios como “construção de tendências e implementação prática de avanços no setor imobiliário”, “respeitabilidade no mercado”, “geração contínua de conteúdo e/ou conhecimento relevante” e “contribuição para a construção de políticas públicas relacionadas ao mercado imobiliário”.
“Apesar de eu ser a única mulher entre os dez primeiros nomes, a lista consagra diversas mulheres do setor, muitas delas em sinergia com o trabalho que o IMI vem desenvolvendo ao longo dos cinco anos desde a fundação e enfatiza a necessidade de continuar com o trabalho de reconhecer o papel feminino em todo o setor. É fato que listas como estas, predominantemente masculinas antes, reintegram a necessidade de olharmos com atenção para a diversidade nesta área”, destaca Elisa.
A atuação de Rosenthal à frente do Instituto Mulheres do Imobiliário é para que cada vez mais profissionais femininas possam superar barreiras históricas no segmento, como viés de gênero e discriminação, falta de representação, cultura empresarial e ambiente de trabalho desfavorável, além das dificuldades para acesso a financiamentos e recursos diversos. De acordo com dados recentes do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), as mulheres são apenas 30% dos profissionais que atuam legalmente como corretores. Além disso, segundo informações do estudo Mulheres no Mercado Imobiliário, realizado pela Datastore, apenas 28% das profissionais entrevistadas citaram que os cargos de liderança em suas empresas são ocupados por mulheres.
“O setor imobiliário, como muitos outros, pode ser afetado por preconceitos de gênero e discriminação, o que pode dificultar que as mulheres avancem em suas carreiras ou sejam levadas a sério como profissionais no campo”, diz Elisa. “Mas apesar dessas barreiras, houve avanços significativos nas últimas décadas para promover a igualdade de gênero no setor imobiliário, como iniciativas de capacitação e networking, diversificação da força de trabalho no ambiente corporativo, mudanças na cultura empresarial e conscientização sobre questões de gênero do setor. As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado imobiliário e isso é uma grande vitória”, finaliza a executiva.
Sobre a Apê11
A Apê11 é uma empresa Santander desde 2021. Em 2023, a marca se reposicionou como impulsionadora de negócios imobiliários, além de contar com uma plataforma on-line de venda de imóveis. A companhia oferece aos clientes a possibilidade de simular o quanto eles podem pagar, uma busca personalizada por imóveis, bem como especialistas para apoio na negociação e aumento da segurança na hora de fechar o negócio. A Apê11 fornece as melhores condições para a escolha de um novo imóvel e, por parte do cliente, “é só entrar, conectar e crescer”.
Deixe um comentário