51 milhões de brasileiros pretendem empreender nos próximos três anos
A educadora financeira da Health Money, Aline Soaper, dá dicas de como ingressar no empreendedorismo
Segundo a última edição da Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), o país conta com 51 milhões de brasileiros com interesse em abrir o próprio negócio nos próximos três anos. Constituindo este panorama, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking global da proporção percentual de potenciais empreendedores. Ficando atrás apenas do Panamá, por pouca diferença, onde a população é somente de 4,5 milhões de pessoas diante dos quase 200 milhões de brasileiros. Diante desse cenário, Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, sugere alguns pontos chaves para empreender de forma assertiva.
“Além de identificação e capacidade técnica para operacionalizar o negócio, quem deseja empreender precisa aprender a fazer uma gestão financeira empresarial. O dinheiro é o coração da empresa, sem dinheiro a empresa morre. Por isso, aprender sobre os números, sobre indicadores de resultados para tomar decisões antes de iniciar e após iniciar o negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento”, explica a especialista que já formou mais de 6 mil especialistas em finanças.
Para 45% dos brasileiros, a principal barreira para iniciar um novo negócio é a ausência de financiamento. Em seguida, 20% apresentaram os fatores econômicos como o grande impedimento. A falta de conhecimento e o desinteresse são os outros dois motivos principais, ambos com índice de 16%.
A educadora financeira Aline Soaper, que lançou recentemente a Health Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, lista algumas dicas para evitar futuros transtornos no empreendedorismo. Confira:
1. Busque um negócio que você tenha identificação pessoal. Você vai dedicar grande parte da sua vida para esse empreendimento, fazer algo que você acredita e se sente capaz de fazer tornará o trabalho mais interessante e mais leve.
2. Aprenda sobre como fazer a gestão do dinheiro, mesmo que não seja você que estará fazendo a gestão no dia a dia, tenha alguém capacitado que além de fazer o operacional consiga te mostrar os resultados e sugerir soluções de forma que você entenda.
3. Não se limite por falta de conhecimento. Comece com o que você tem e invista em capacitação profissional para ir crescendo.
4. Comece mesmo sem recursos financeiros. Qualquer pessoa pode começar um negócio sem dinheiro, desde que busque investimento externo como instituições financeiras ou sócios investidores.
5. Acredite no seu negócio e não acredite que será fácil. Foque em fazer o que precisa ser feito para crescer a médio e longo prazo.
Sobre Aline Soaper e Health Money:
Fundadora da Health Money, empresa especializada na consultoria de gestão financeira para micro e pequenas empresas, Aline Soaper é advogada e empresária há mais de 20 anos e há 8 anos atua como educadora financeira. Como especialista neste mercado de finanças pessoais, a carioca já formou mais de 7 mil profissionais em mais de 20 países. Fundada em novembro de 2023, a Health Money oferece desde o serviço de controladoria até o BPO financeiro, como emissão de nota fiscal, realização de cobranças, controle de pagamentos e tudo o que a empresa necessita para ser saudável e crescer com sustentabilidade. Os consultores da Health Money atuam como franqueados da rede, através do modelo home based. Com investimento inicial de R$ 35 mil, os consultores franqueados utilizam a metodologia de Soaper para atuação a nível nacional.
Deixe um comentário