Primeiro dia do CONARH 2023

Primeiro dia do CONARH 2023

A 49ª edição do CONARH, um dos maiores eventos de gestão de pessoas do mundo, foi oficialmente aberta na terça-feira (8) com as palavras do presidente da ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Paulo Sardinha. No palco do auditório principal, o executivo lembrou porque o tema principal do congresso neste ano é “repensar o hoje em uma realidade plural”.

“Um dos objetivos centrais do CONARH 2023 é enaltecer a diversidade. Mais do que isso, chegou a hora de pensarmos a multidiversidade, já que a pluralidade não deve ser polarizada, não pode ser encarada como disputa. Antes de mais nada, deve representar nossa capacidade de alcançar o ponto de equilíbrio e respeito a todas as pessoas”, destaca.

Os números do CONARH 2023 corroboram a fala de Sardinha. Os 28 painéis, distribuídos ao longo dos três dias de evento, contarão com a participarão de 51 mulheres e 44 homens. Seis deles são compostos somente por mulheres e apenas um totalmente por homens. Além disso, os debates incluem profissionais negros, transexuais, travestis e de faixas etárias diversas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O congresso também é permeado pela diversidade geográfica, com representantes de Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Venezuela. Dos estados brasileiros, Bahia, Brasília (DF), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe marcam presença.

Ainda durante a abertura do evento, Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, citou uma frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai: “A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas”. Segundo a executiva, a pluralidade significa mais saúde mental e felicidade dentro das corporações. “Sem educação e instrução não há crescimento”, sublinha.

Estiveram prestigiando o Estande da NUBE  a Diretoria da AGERH e da Rede de Gestores de RH do ABC.

“A Nube tem sido uma grande parceiros dos Grupos de RH do Grande ABC, e terá papel de estaque na criação da APL de Profissionais de Recursos Humanos” fala do Diretor da Rede de Gestores Marcelo Dantas da Fonseca.

Principais destaques do primeiro dia

Pré-visualização da imagem

No palco principal, o dia se iniciou com a palestra magna do Fundador e Presidente da PEAK Solutions, Richard Fagerlin, que engajou o público com o painel Becoming a Strategic Leader, thinker and value adder: The Role HR Must play in Organizational Strategy in a Plural World.

“Foi uma espera muito aguardada, afinal foram quatro longos anos de pandemia. Eu já imaginava que o CONARH seria um grande evento, mas estar aqui hoje superou todas as minhas expectativas. Fiquei muito animado em ver o espírito de liderança dos brasileiros”, comemora.

Richard doou 50 exemplares do livro Trustology: The Art and Science of Leadind High-Trust Teams para o CONARH. Todo o dinheiro da venda será destinado para instituições de caridade brasileiras.

Outro destaque no palco internacional foi o painel Construindo um RH de Alta Performance, com o venezuelano Enrique Rubio, um dos 100 principais influenciadores globais de RH e fundador da Hacking HR, comunidade global de aprendizado na interseção do futuro do trabalho, tecnologia, negócios e organizações, com milhares de membros em todo o mundo.

No palco três, as novas tecnologias na gestão de pessoas, como Chat GPT e Realidade Virtual, foram discutidas por André Bolonhini, Sócio da Bain&Company e Líder da Prática de Digital para América do Sul.

Oportunidades na periferia

Fechando o primeiro dia, Edu Lyra, Fundador e CEO da rede de ONGs Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em periferias e favelas de todo o Brasil, com foco no uso da tecnologia e treinamento de líderes, abordou o case prático Inclusão, Pertencimento e Engajamento. O painel contou, ainda, com a presença de Guilherme Horn, Head do Whatsapp na América Latina na Meta, e Patricia Marino, Presidente do Instituto Humanitas

“Muito melhor do que o briefing é a convivência. O que tentamos construir com os nossos parceiros é uma relação de proximidade, o que significa conhecer seu negócio, conviver com ele, mas fundamentalmente levá-lo para entender a periferia e as inovações que estamos construindo. Quando conseguimos fazer isso, nós inovamos muito mais. Para que isso aconteça, é preciso ter parceiros que queiram caminhar junto no longo prazo”, acredita Edu.

O CONARH 2023 acontece entre 8 e 10 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), o evento contará com seis palestras magnas, 28 simultâneas e duas Arenas de Conhecimento, totalizando mais de 25 horas de conteúdo com especialistas nacionais e internacionais. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas circulem pelo evento. Além disso, a EXPO ABRH acontece em um pavilhão com mais de 24 mil m², que neste ano contará com mais de 190 expositores apresentando as novidades e tecnologias do segmento.

Serviço

49º CONARH

Data: 8, 9 e 10 de agosto de 2023

Local: São Paulo Expo – Pavilhões 2 e 3

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Km 1,5 – Vila Água Funda

https://www.conarh.org.br/

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *