Primeiro dia do CONARH 2023
A 49ª edição do CONARH, um dos maiores eventos de gestão de pessoas do mundo, foi oficialmente aberta na terça-feira (8) com as palavras do presidente da ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Paulo Sardinha. No palco do auditório principal, o executivo lembrou porque o tema principal do congresso neste ano é “repensar o hoje em uma realidade plural”.
“Um dos objetivos centrais do CONARH 2023 é enaltecer a diversidade. Mais do que isso, chegou a hora de pensarmos a multidiversidade, já que a pluralidade não deve ser polarizada, não pode ser encarada como disputa. Antes de mais nada, deve representar nossa capacidade de alcançar o ponto de equilíbrio e respeito a todas as pessoas”, destaca.
Os números do CONARH 2023 corroboram a fala de Sardinha. Os 28 painéis, distribuídos ao longo dos três dias de evento, contarão com a participarão de 51 mulheres e 44 homens. Seis deles são compostos somente por mulheres e apenas um totalmente por homens. Além disso, os debates incluem profissionais negros, transexuais, travestis e de faixas etárias diversas.
O congresso também é permeado pela diversidade geográfica, com representantes de Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Venezuela. Dos estados brasileiros, Bahia, Brasília (DF), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe marcam presença.
Ainda durante a abertura do evento, Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, citou uma frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai: “A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas”. Segundo a executiva, a pluralidade significa mais saúde mental e felicidade dentro das corporações. “Sem educação e instrução não há crescimento”, sublinha.
Estiveram prestigiando o Estande da NUBE a Diretoria da AGERH e da Rede de Gestores de RH do ABC.
“A Nube tem sido uma grande parceiros dos Grupos de RH do Grande ABC, e terá papel de estaque na criação da APL de Profissionais de Recursos Humanos” fala do Diretor da Rede de Gestores Marcelo Dantas da Fonseca.
Principais destaques do primeiro dia
No palco principal, o dia se iniciou com a palestra magna do Fundador e Presidente da PEAK Solutions, Richard Fagerlin, que engajou o público com o painel Becoming a Strategic Leader, thinker and value adder: The Role HR Must play in Organizational Strategy in a Plural World.
“Foi uma espera muito aguardada, afinal foram quatro longos anos de pandemia. Eu já imaginava que o CONARH seria um grande evento, mas estar aqui hoje superou todas as minhas expectativas. Fiquei muito animado em ver o espírito de liderança dos brasileiros”, comemora.
Richard doou 50 exemplares do livro Trustology: The Art and Science of Leadind High-Trust Teams para o CONARH. Todo o dinheiro da venda será destinado para instituições de caridade brasileiras.
Outro destaque no palco internacional foi o painel Construindo um RH de Alta Performance, com o venezuelano Enrique Rubio, um dos 100 principais influenciadores globais de RH e fundador da Hacking HR, comunidade global de aprendizado na interseção do futuro do trabalho, tecnologia, negócios e organizações, com milhares de membros em todo o mundo.
No palco três, as novas tecnologias na gestão de pessoas, como Chat GPT e Realidade Virtual, foram discutidas por André Bolonhini, Sócio da Bain&Company e Líder da Prática de Digital para América do Sul.
Oportunidades na periferia
Fechando o primeiro dia, Edu Lyra, Fundador e CEO da rede de ONGs Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em periferias e favelas de todo o Brasil, com foco no uso da tecnologia e treinamento de líderes, abordou o case prático Inclusão, Pertencimento e Engajamento. O painel contou, ainda, com a presença de Guilherme Horn, Head do Whatsapp na América Latina na Meta, e Patricia Marino, Presidente do Instituto Humanitas
“Muito melhor do que o briefing é a convivência. O que tentamos construir com os nossos parceiros é uma relação de proximidade, o que significa conhecer seu negócio, conviver com ele, mas fundamentalmente levá-lo para entender a periferia e as inovações que estamos construindo. Quando conseguimos fazer isso, nós inovamos muito mais. Para que isso aconteça, é preciso ter parceiros que queiram caminhar junto no longo prazo”, acredita Edu.
O CONARH 2023 acontece entre 8 e 10 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), o evento contará com seis palestras magnas, 28 simultâneas e duas Arenas de Conhecimento, totalizando mais de 25 horas de conteúdo com especialistas nacionais e internacionais. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas circulem pelo evento. Além disso, a EXPO ABRH acontece em um pavilhão com mais de 24 mil m², que neste ano contará com mais de 190 expositores apresentando as novidades e tecnologias do segmento.
Serviço
49º CONARH
Data: 8, 9 e 10 de agosto de 2023
Local: São Paulo Expo – Pavilhões 2 e 3
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Km 1,5 – Vila Água Funda
Deixe um comentário