Em 5 anos, contratação de pessoas negras passou de 10% para 45%, aponta Cia de Talentos
As porcentagens têm base no número total de contratações no Brasil e incluem pessoas estagiárias, trainees, e com posições de especialistas e liderança. No mesmo período, mais de 20 mil pessoas passaram por capacitações na consultoria
A Cia de Talentos, consultoria de educação para carreira que atua nas áreas de atração, seleção, desenvolvimento e employer branding, anunciou um crescimento expressivo na contratação de pessoas pretas e pardas entre 2018 e 2022.
Em 2018, as contratações de pessoas negras representavam 10% do volume total de aprovações. Já em 2022, 45% das contratações feitas pela Cia de Talentos para empresas clientes, foram de pessoas pretas e pardas.
E não é só nesse pilar de diversidade que as contratações têm aumentado. No ano passado, a Cia de Talentos também apoiou em mais contratações de mulheres, pessoas LGBTQIA+ (com destaque para trans e travestis), pessoas com diversidade funcional e, também, promoveu contratações levando em consideração a interseccionalidade dessas pessoas.
Muitos desses avanços são resultados das ações afirmativas conduzidas pela Cia de Talentos. Nos últimos anos, 60% dos projetos de trainees 100% afirmativos foram conduzidos pela consultoria.
Iniciativas para fazer a diferença
TransCarreiras (capacitação de pessoas trans e travestis), Protagoniza Aí (bolsas de estudo para mulheres cis, trans e travestis, pessoas LGBTQIA+, 50+, PcDs, pessoas negras e em vulnerabilidade social), Dn´A Women (capacitação sobre mercado financeiro para mulheres) e LIFT (ensino de inglês para pessoas negras e de baixa renda) são outros exemplos de programas afirmativos que aconteceram ou ainda estão em andamento.
“Ano após ano, temos observado um aumento na contratação de pessoas que fazem parte de grupos sub-representados. Isso tem acontecido porque as empresas perceberam a importância de investir em diversidade, para os negócios e para a sociedade”, comenta Danilca Galdini, diretora de Diversidade, Pessoas e Cultura e Insights da Cia de Talentos.
Esses resultados são consequência de ações afirmativas, metas de diversidade e inclusão nas empresas e treinamentos de lideranças. E, mais do que nunca, empresas que têm olhado para as vivências, competências e aprendizados das pessoas.
“A ´bagagem´ da pessoa conta muito, assim como o comportamento dela, porque são indicadores da contribuição que ela pode trazer para o time e, consequentemente, para a empresa”, afirma Danilca.
Treinamentos relacionados a habilidades socioemocionais são desenvolvidos em centenas de pessoas todos os anos. Nos últimos 4, mais de 20 mil pessoas passaram por capacitações online e presenciais conduzidas pela Cia de Talentos.
“É fundamental investir nas posições de entrada, estágio e trainee, e preparar a futura liderança. Mas é igualmente importante olhar para a liderança atual, trazer mais representatividade por meio das posições de especialistas e de gestão, e promover treinamentos, como de vieses inconscientes, para que os times estejam mais bem preparados para incluir, desenvolver e fidelizar talentos”, explica Luana de Paula, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Growth na Cia de Talentos.
Sobre a Cia de Talentos
A Cia de Talentos é a maior consultoria de educação para carreira da América Latina. Atua com atração e seleção – do estágio à alta liderança -, carreira e desenvolvimento e employer branding.
Tem como missão potenCIAlizar talentos através de processos inovadores e tecnológicos, sem nunca perder o olhar humano.
Deixe um comentário