Token é alternativa para aquisição de crédito de carbono e compra de imóvel em leilão do BB
O Token CLCC permite aquisição de tokens representativos de unidades não-fungíveis de crédito de carbono
Pela primeira vez, o Banco do Brasil (BB) está realizando um leilão de imóveis com possibilidade de pagamento integral ou parcial com créditos de carbono. A oportunidade permitirá ao BB atuar como detentor dos créditos de carbono adquiridos com fins de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), próprias ou de clientes, num mercado em franca expansão que, no Brasil, já conta inclusive com a possibilidade de aquisição de tokens para garantir ativos de compensação.
Os interessados no leilão do BB poderão adquirir imóveis rurais nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina, sendo toda a aquisição baseada nos padrões e termos reconhecidos pelo mercado regulado e/ou do mercado voluntário. Na prática, ao adquirir um imóvel no leilão, o comprador irá repassar ao banco seus créditos de carbono, em transações com valor máximo unitário de R$ 88,27 / tonelada de CO2eq.
Em breve, para quem deseja adquirir créditos de carbono e participar de oportunidades como este leilão, o mercado de tokenização, ou seja, digitalização dos certificados de compensação em rede blockchain já é realidade, permitindo o fracionamento e oferta dos créditos a mais pessoas.
Em parceria, a CoinLivre e a Soma Sustentabilidade lançaram o primeiro projeto de tokenização de créditos de carbono reconhecido nacionalmente e internacionalmente, baseado na mensuração de carbono equivalente de áreas preservadas operadas pela Soma, certificadas por Big four do mercado, seguindo normas BACEN, normativas CVM e Leis federais e lastreado em CPRs– Verde (Cédula do Produto Rural).
“O Token CLCC é a primeira oportunidade de aquisição de tokens representativos de unidades não-fungíveis de crédito de carbono no País, sendo aplicado para obtenção do selo verde, compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), certificação de produto livre de desmatamento e abono fiscal”, conta o sócio da CoinLivre Fábio Matos.
Com a tokenização dos créditos de carbono, o registro na rede blockchain traz mais segurança para rastrear de onde aquele crédito veio ou se já foi vendido alguma vez. Cada Token CLCC representa R$ 1 em créditos de carbono originados pela Soma Sustentabilidade, tendo o investidor ou token holder o direito de utilizar seus créditos em operações como, agora, a compra de imóveis.
Sobre a CoinLivre
A CoinLivre surge como um marketplace de ativos tokenizados. Através da tecnologia blockchain, a empresa possibilita a transformação de ativos reais em frações digitais (tokens), descentralizando investimentos de forma segura, transparente e auditável – tudo feito internamente, desde a criação até sua listagem, dentro da plataforma. Assim, oferece toda infraestrutura tecnológica e jurídica necessária para aproximar emissor e investidor; fornecedor e consumidor.
Deixe um comentário