Indústria brasileira de máquinas e equipamentos estima USD 6 MI após participação na maior feira do setor têxtil do mundo
Somente no primeiro semestre de 2023, as empresas do setor apoiadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) movimentaram mais de USD 11 milhões
Avanço e Delta Máquinas Têxteis representaram o Brasil na ITMA 2023 – Textile and Garment Technology Exhibition – a feira mais importante do mundo para máquinas têxteis, matérias-primas, tecidos e vestuário, realizada em Milão, Itália, de 8 a 14 de junho. Com o apoio do programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a presença das empresas nesse evento estratégico fortaleceu a posição do país como um importante player no mercado global e impulsionou as exportações nesse setor: foram realizados o equivalente a USD 1,7 milhão em negociações e estão previstos mais USD 4 milhões para os próximos 12 meses, totalizando cerca de USD 6 milhões em negócios internacionais.
Para Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta Máquinas Têxteis, os resultados superaram as expectativas. “Estamos muito felizes com tudo o que a ITMA 2023 nos proporcionou. Atendemos 19 países e 40% das visitas geraram propostas. Além dos negócios pontuais, temos ainda previsão de novos fechamentos em breve. O evento, como um todo, nos proporcionou a oportunidade de rever grandes amigos e clientes e conquistar números bem positivos!”, diz.
De acordo com os dados de exportação do BMS, dos mais de US$ 66 milhões alcançados em 2022 por meio de negócios internacionais, um terço teve como destino a Europa, principalmente Alemanha, Itália e Polônia, que juntas importaram o equivalente a US$ 21,154 milhões em máquinas e equipamentos têxteis brasileiros – o equivalente a 32%.
“A Europa é considerada um dos berços da alta costura. Cidades como Milão, que sediará o evento, Paris e Londres, costumam atrair os olhares do mundo quando o assunto é moda. Por isso, a demanda por novas tecnologias para apoiar esta indústria é tão latente”, contextualiza Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.
Deixe um comentário