FlixBus lança primeiro relatório ESG e anuncia compromisso de viagens neutras em carbono até 2040 na Europa
A Flix divulga seu primeiro Relatório ESG, que marca uma pedra fundamental em sua trajetória de buscar a criação de valor de longo prazo, em linha com sua visão pautada pela sustentabilidade. O Relatório segue as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative), referência global em relatos de sustentabilidade.
Com mais de 5.500 destinos disponíveis globalmente, e uma oferta focada em viagens sustentáveis e acessíveis pela Europa, Américas, Turquia e Índia – que entra para o portfólio em 2024 – a empresa de mobilidade e tecnologia registra um marco decisivo que dá ainda mais transparência a uma base de stakeholders que tende a crescer, com a publicação do Relatório ESG como um benchmark de melhoria contínua e acompanhamento dessa evolução.
André Schwämmlein, CEO e Cofundador da Flix comenta sobre o lançamento do relatório: “Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento do nosso primeiro relatório ESG, de forma voluntária, que vai nos dar suporte para reforçar nossa visão de viagens sustentáveis e acessíveis a partir de um novo olhar em perspectiva, ao mesmo tempo em que iniciamos um processo de melhoria progressiva por meio de relatórios recorrentes e um conjunto de KPIs e ações ESG bem definidos”.
“Uma empresa deve ter sempre atenção nos valores que moldam a sua visão e centrar-se no impacto que o seu negócio tem com seus públicos. Assim, queremos ter certeza de que criamos valor para as comunidades que servimos e estamos prontos para abordar nossos pontos fortes, bem como quaisquer pontos de melhoria que possam surgir. Com o crescimento, vem a responsabilidade. Estamos prontos para esse momento”, afirma Schwämmlein.
Em linha com a estrutura ESG de dupla materialidade, o relatório apresenta os tópicos mais materiais da Flix e seus impactos na economia, no meio ambiente e na sociedade, bem como no sucesso de longo prazo da empresa, ao mesmo tempo em que estabelece uma governança forte como base de suas ações. Em linha com sua atuação, 4 pilares constituem a espinha dorsal da estratégia ESG da Flix: Pessoas, Planeta, Mobilidade e Governança, com áreas de foco identificadas por meio de uma análise de dupla materialidade.
Planeta: a Flix mede e avalia seu o impacto ambiental com uma visão de longo prazo para se tornar carbono neutro em suas operações.
A Flix pretende oferecer viagens neutras em carbono até 2040 na Europa, dez anos antes do prazo estabelecido como meta para os países da União Europeia. Globalmente, a empresa pretende definir nos próximos dois anos um cronograma para se tornar carbono neutro, de acordo com seu progresso SBTi (metas baseadas na ciência – Science Based Tartgets, que envolve um conjunto de ações empresariais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa) e de redução da pegada de carbono, com o objetivo de atender ou exceder as metas do acordo de Paris. O objetivo global também será determinado pela estrutura regulatória em evolução e pelo desenvolvimento de unidades alternativas, nas quais a Flix também participa ativamente.
Em 2023, a empresa se comprometeu publicamente com a SBTi a estabelecer metas de redução de emissões baseadas na ciência em curto prazo como o primeiro passo crucial. Para isso, a Flix lança mão de uma estratégia sustentada em quatro pilares: evitar, reduzir e compensar as emissões de CO2, além de promover o engajamento com os stakeholders da cadeia de valor(1).
A Gestão Eficaz de Frotas Parceiras da Flix visa uma utilização otimizada dos ônibus nas estradas e a utilização de uma frota de última geração, permitindo aos seus passageiros evitar mais de 800 mil toneladas de CO2 só em 2022 apenas por terem escolhido a Flix para viajarem, em vez de carros ou aviões. Na Europa, a FlixBus emite 26g de CO2 por passageiro por km. De acordo com a Agência Ambiental Alemã (UBA), isso equivale a 16% das emissões de CO2 de uma viagem de carro na mesma rota (com uma economia de mais de 80% de emissões de CO2) e 12% das emissões de CO2 de um voo no mesmo itinerário (com cerca de 90% de economia de emissões de CO2). Adicionalmente, a Flix possibilitou aos viajantes compensar 98 mil toneladas de CO2 desde 2015, graças ao Sistema de Compensação criado em cooperação com a atmosfair.
Acima de tudo, a Flix busca constantemente por mecanismos de acionamentos e combustíveis alternativos para reduzir sua pegada de carbono por meio da Transformação Progressiva da Frota Parceira. Embora ainda não esteja disponível uma tecnologia específica para operações de ônibus de longa distância que seja neutra em carbono, a empresa adota uma abordagem diversificada e vem testando cinco tecnologias de combustível e acionamento com mais de 10 pilotos na Europa e nos EUA nos últimos anos: bateria ônibus elétricos, Bio-CNG e Bio-GNL, biodiesel e painéis solares. Inclusive, novos ônibus equipados com painéis solares estão sendo lançados em duas linhas internacionais na Europa. A Flix também planeja lançar o primeiro ônibus de longa distância movido a hidrogênio da Europa em 2024, em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG, e ônibus elétricos em quatro anos com a Daimler Buses. Além disso, a primeira frota de referência bio-LNG da Flix começará no final de 2023 com o objetivo de escalar até 50 ônibus Flix com tecnologia Bio-LNG dentro de dois anos. Esses projetos mostram o envolvimento dos stakeholders e as sinergias intersetoriais, cruciais para atingir a meta de sustentabilidade.
Paralelamente, a Flix planeja estabelecer parcerias com novos fornecedores para aumentar a quantidade de Energia Renovável utilizada em todos os seus locais de trabalho para 80% até 2025 e para 100% até 2030.
Pessoas: na visão da Flix, o bem-estar segue como um ativo estratégico para o sucesso da companhia
Como uma empresa que opera em 40 países, a Flix está ciente de que suas ações impactarão o dia a dia de muitas pessoas, de passageiros a motoristas de ônibus, bem como seus mais de 5.500 funcionários. Em razão disso, a Flix coloca as pessoas no centro da sua estratégia de negócio, reconhecendo o seu bem-estar como um dos seus ativos fundamentais e identificando áreas de atuação nesse sentido.
Em primeiro lugar, há a inclusão da garantia da Segurança de passageiros, tripulações e funcionários, aplicada por meio de um completo Sistema de Gestão de Segurança, que abrange mais de 60 iniciativas. Fomentar a Diversidade & Inclusão com uma Política Global de Diversidade, Igualdade e Inclusão, ao mesmo tempo em que disponibiliza uma Política Global de Denúncias para que as pessoas denunciem qualquer possível violação, também é uma prioridade, em linha com a noção de pluralidade como catalisador da criação de valor. Essas áreas incluem, ainda, o Engajamento e Desenvolvimento dos Colaboradores, com uma estratégia de escuta desenvolvida em cinco canais diferentes para monitorizar e avaliar o feedback dos colaboradores, incluindo o Conselho de Confiança e o Conselho de Trabalho, e Desenvolvimento de Competências Profissionais e Pessoais, com uma formação centralizada dos colaboradores – fundo destinado a permitir o crescimento profissional contínuo dos líderes de equipe e de seus liderados2.
Mobilidade: A Flix foca em proteger o direito de todos a viajar, independente de região e situação econômica
Além de apenas conectar A a B, a Flix vê a Mobilidade como um direito fundamental. As pessoas devem ter a possibilidade de viajar e se conectar com o mundo, independentemente de seu local de residência e situação econômica. Com essa noção em mente, a companhia se propõe a oferecer um número crescente de destinos, por meio da construção da maior rede de ônibus de longa distância da Europa sob a marca FlixBus, com o lançamento posterior do serviço FlixTrain.
Permitir viagens sustentáveis e acessíveis para todos permanece no centro da visão da Flix, que se reflete em primeiro lugar na Atenção às Comunidades Desfavorecidas: a Flix chega a mais de 5.500 destinos (447 dos quais aderiram à rede em 2022), em 40 países, 30% têm menos de 20 mil habitantes, com uma relação acima da média em países como Croácia (78%), Polónia (41%) ou Itália (40%). Ao expandir continuamente a sua rede global, a FlixBus atinge áreas remotas onde é, muitas vezes, o único meio de transporte coletivo, e desempenha um papel importante em garantir a liberdade de circulação das pessoas(3).
Paralelamente, a Flix encara a Inovação e a Satisfação do Cliente como metas-chave a atingir e aposta na Criação de Valor Sustentável como um dos principais objetivos para garantir o crescimento sustentável no longo prazo. Trata-se de investir em infraestruturas, ampliações de redes e formas intermodais de transporte, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de motores e combustíveis alternativos e implementar projetos pilotos que parecem mais promissores no estágio atual. Nesse sentido, um projeto para equipar até 50 ônibus com tecnologia Bio-LNG está planejado para ser lançado até o final de 2023.
Governança: forte ética empresarial e compliance continuam a ser a base de todas as atividades da Flix }
No quadro da estratégia ESG da Flix, uma Governança robusta funciona como um pilar subjacente aos de Planeta, Pessoas e Mobilidade e um pré-requisito para todas as ações desenvolvidas em todas as áreas de negócio.
Isso implica o estrito cumprimento das legislações nacionais, internacionais, estaduais e municipais e na aplicação de sólidos padrões éticos corporativos para gerar valor de longo prazo, com um número crescente de medidas tomadas nesse sentido. O Sistema de Gestão de Compliance Global da Flix inclui, entre outros documentos, um Código de Conduta Global para colaboradores e outro para Parceiros de Negócio, diversas políticas, um programa de Whistleblowing (alertas de ocorrências de irregularidades) e um novo Sistema de Gestão de Proteção de Dados (DMS), implementado em 2022. No território da governança ESG, há o Comitê Diretivo de Sustentabilidade da Flix, formado por todos os membros do Conselho de Administração, que atua como órgão de supervisão da estratégia e riscos ESG e de desempenho, e tem, ainda, a tarefa de definir a agenda e os objetivos ESG para o Grupo Flix.4
ESG no Brasil
Presente no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus segue os passos da companhia globalmente e registra marcos importantes em sua atuação ESG no país. Do ponto de vista de pessoas, 80% do time de liderança local que reporta para o CEO é composta por mulheres, em linha com a estratégia de colocar sempre as pessoas no centro de sua atuação de forma equânime, como um ativo fundamental para o sucesso do negócio.
No aspecto de mobilidade, a empresa entende que o transporte rodoviário é uma realidade para a inclusão social, e investe continuamente no avanço de sua oferta para o consumidor no Brasil, ampliando o direito de ir e vir para milhares de brasileiros que moram em localidades sem transporte regular de longa distância ou com poder aquisitivo limitado para viajar de ônibus. A FlixBus Brasil consolidou 2022 com marcas bastante expressivas: 21% das cidades atendidas pelas parceiras da empresa no transporte rodoviário interestadual têm menos de 100 mil habitantes. “Estamos com números importantes, mesmo em um ambiente de mercado fechado e lentidão nos avanços regulatórios. Com a abertura de mercado no interestadual e intermunicipal, esperamos atingir algo mais próximo do que vemos na Europa, onde 30% da malha da Flix é composta por cidades de menor porte, guardadas as proporções demográficas”, reforça o diretor geral da FlixBus no Brasil, Edson Lopes.
No quesito meio ambiente, a ferramenta de compensação da emissão de CO2 já está disponível no Brasil. A ferramenta permite ao passageiro a opção de fazer uma viagem “carbon free”, ou seja, com a neutralização de suas próprias pegadas de carbono nas viagens em parceria com aFlixBus. No mundo, já foi possível economizar 98 mil toneladas de CO2. A expectativa, segundo Lopes, é que a redução da pegada de carbono na comparação per capita e por quilômetro, entre avião e carro próprio se mantenha a mesma no Brasil – 86% avião e 82% carro próprio.
A versão completa do relatório está disponível para download aqui
Sobre a FlixBus Brasil: Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços rodoviários, controlada pela alemã Flix, provedora mundial de mobilidade que está presente hoje em 40 países do mundo. A FlixBus está inovando o segmento de transporte rodoviário com seu modelo único, que opera 100% dentro das regras da ANTT, oferecendo transporte rodoviário regular de alta qualidade com preços baixos para consumidores. A empresa opera por meio de parceiros, que ficam responsáveis pelas autorizações das linhas enquanto a FlixBus é responsável por vendas, marketing, planejamento de rota e atendimento ao consumidor. Atualmente, a startup presta serviços para linhas em 45 cidades, de seis estados, junto com suas parceiras: Grupo Adamantina, Satélite Norte, Santa Maria, Primar Turismo, Levare, 4Bus e, recentemente, a Auto Viação Gadotti. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br
Sobre a Flix: A Flix é pioneira no setor de transporte coletivo, oferecendo alternativas ecológicas para viagens convenientes e acessíveis através das marcas FlixBus e FlixTrain. Graças a um modelo de negócios único e tecnologia inovadora, a Flix estabeleceu rapidamente a maior rede de ônibus de longa distância da Europa e rapidamente avançou para uma expansão global, incluindo Estados Unidos, Brasil e Canadá. Como pioneira para o tráfego sustentável, a Flix operou os primeiros trens verdes de longa distância em 2018, iniciou um projeto piloto para ônibus de longa distância totalmente elétricos em 2018 e lançou os primeiros ônibus de longa distância movidos a biogás da UE em 2021.
Enquanto a Flix lida com desenvolvimento de tecnologia, planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e expansão contínua de produtos, os parceiros confiáveis da Flix mantêm as operações diárias de rotas. A combinação única de startup de tecnologia, plataforma de e-commerce e empresa de transporte clássica posicionou a Flix como líder contra grandes corporações internacionais, mudando permanentemente o cenário global de mobilidade.
Deixe um comentário