Conheça quatro diferentes métodos de marketing e como usá-los para alavancar as vendas do seu negócio
Igor Amieiro, publicitário e fundador da agência Aquarium, explica as principais diferenças entre as estratégias de Marketing e seus verdadeiros impactos no desempenho dentro das organizações
Fazer com que uma empresa seja bem-sucedida não é uma tarefa fácil, afinal, construir do zero uma imagem sólida e bem estruturada envolve diversas etapas importantes. Dessa forma, torna-se necessário adotar e, até mesmo, mesclar estratégias de marketing para que o empreendimento se torne reconhecido no mercado e pelos consumidores. No entanto, se feito de forma errônea, pode causar prejuízos e danos, não só na imagem da empresa perante o mercado, mas também na receita da organização.
De acordo com Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas, entre os principais erros cometidos pelas empresas ao adotar estratégias de marketing, estão: criar e investir em estratégias baseadas em achismos, não levantar informações importantes da empresa para analisar o ambiente interno e externo da organização, além de não elaborar um planejamento concreto e que seja condizente com os valores, objetivos e princípios da organização. “Essas ações provocam um grande desperdício de tempo, dinheiro e energia, já que os métodos adotados não foram baseados de acordo com as necessidades, nicho e público-alvo da empresa”, acrescenta o publicitário.
Por isso, para que o negócio cresça e as vendas aconteçam, é preciso estabelecer estratégias muito bem definidas e realizar uma análise de mercado minuciosa, a fim de melhorar o relacionamento com os clientes, engajar leads e criar mais oportunidades para a sua empresa. Pensando em abordar de forma mais detalhada sobre o assunto, Igor explica as principais diferenças entre os quatro principais métodos de marketing e como utilizá-los para impulsionar as vendas, melhorar o engajamento da marca e assegurar o desempenho da organização. Confira, a seguir, quais são elas:
1. Marketing Tradicional
Conhecido por ser a base para outras estratégias de vendas, o Marketing Tradicional é uma abordagem que utiliza métodos e canais convencionais, como, por exemplo, anúncios impressos em jornais, revistas, outdoors, comerciais de TV ou rádio, entre outros, com o objetivo de promover produtos, serviços, marcas e/ou pessoas, além de impactar o público. “Por mais que muitos duvidem, a influência do Marketing Tradicional nas vendas de um negócio pode ser muito significativa. Ao utilizar tais canais, as empresas podem alcançar um amplo público-alvo e, assim, aumentar sua divulgação. Essa exposição frequente cria reconhecimento, familiaridade e confiança por parte dos consumidores, fidelizando clientes e promovendo vendas”, explica o fundador da AQR1. Além disso, essa modalidade também permite a criação de propagandas persuasivas e encantadoras, incitando a tomada de ação. Porém, o empresário também deixa claro os riscos de utilizar apenas o Marketing Tradicional. “Essa estratégia vai atingir muita gente e, por não ter um foco específico, pode não ser tão efetivo para uma determinada campanha que precisa da atenção apenas de determinado público. Ela é muito mais usada em termos de reconhecimento de marca e capilaridade e seu principal objetivo é atingir a grande massa”, comenta.
2. Marketing Digital
Já o Marketing Digital é uma estratégia que utiliza canais e plataformas online para auxiliar na divulgação de produtos ou marcas. Esse método envolve o uso de táticas digitais, como mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de busca (SEO) e publicidade online. “Esse método atua como uma flecha, totalmente direcionado ao seu público-alvo, além de mensurar resultados com maior precisão e interagir de forma direta e personalizada com os consumidores”, discorre Igor. De acordo com ele, uma das principais vantagens do Marketing Digital é a capacidade de segmentação, proporcionando maior assertividade, tanto para a empresa, quanto para o cliente. “Isso ajuda a economizar tempo e recursos, além de permitir direcionar de forma assertiva os investimentos necessários”, acrescenta.
3. Trade Marketing
“Diferentemente dos outros dois métodos, o Trade Marketing, além de ser focado nas atividades de distribuição, promoção e relacionamento com canais de venda, como varejistas, atacadistas e distribuidores, é um facilitador e agregador de vendas e pode vir por meio de uma ação conjugada com um propósito de vendas. Seu principal objetivo é otimizar a colaboração entre a empresa e os parceiros comerciais, garantindo que o produto seja apresentado e promovido nos pontos de venda”, explica Amieiro. Essa estratégia ajuda a fortalecer a presença da marca nas lojas, garantindo que o produto esteja visível e atraente para os consumidores. “Em suma, esse método garante que o produto seja apresentado de forma cativante para os compradores, motivando o desejo de compra e, assim, impulsionando as vendas em geral”, acrescenta.
4. Inbound Marketing
Por fim, o Inbound Marketing concentra-se em atrair e envolver clientes por meio da criação de conteúdo de valor. “É, basicamente, fazer com que o cliente venha até você. Ele funciona como um imã, captando a atenção de possíveis clientes para o seu produto ou marca. O ideal é fornecer informações úteis e ajudar o público-alvo em suas necessidades, visando construir um relacionamento de confiança com os clientes”, comenta Igor. “Além de criar autoridade e ajudar a se tornar referência no mercado, o Inbound Marketing gera leads qualificados, ou seja, pessoas realmente interessadas no produto que você está oferecendo e, consequentemente, a chance de venda e adesão são muito maiores, influenciando no desempenho da empresa”, finaliza o especialista.
Sobre a Aquarium
Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, Colégio Augusto Laranja, entre outros.
Deixe um comentário