Logística privada nacional: como superar desafios e impulsionar o crescimento do setor?

Logística privada nacional: como superar desafios e impulsionar o crescimento do setor?

Especialista destaca principais estratégias para expansão da área e apresenta estratégias para melhor performance do nicho

A logística privada no Brasil passa por um panorama complexo: enquanto existem desafios significativos para a alta performance do setor, também existem oportunidades promissoras para crescer e se desenvolver ainda mais. Em um cenário em que há infraestrutura deficitária, alta competitividade e necessidade de atualização tecnológica, o especialista e CEO da transportadora Bulog, Bruno Cairo, apresenta meios para ultrapassar os desafios e alavancar a área, que conta com alto potencial de expansão.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é considerado um país continental, para o setor logístico, significa que grandes distâncias devem ser percorridas para entrega de cargas e mercadorias. “Tendo em vista o tamanho do território nacional, a infraestrutura logística privada precisa de um sistema de transporte eficiente, ágil e qualificado”, diz Bruno. De acordo com o relatório do Banco Mundial, no ranking global de infraestrutura, o Brasil se encontra na 56ª posição, impactando as chances de competição das empresas privadas.

Outro fator apontado pelo especialista como desafiador é a legislação individualizada, cada estado possui uma regulamentação específica o que, além de elevar os custos operacionais, torna o processo de viabilizar estratégias de entregas integradas mais lento, assim como o planejamento de trajetos.

Apesar das dificuldades do setor, o especialista e CEO enxerga estratégias essenciais para melhorar a performance logística nacional. “O principal ponto que transformou os resultados da Bulog e está cada vez mais sendo implementado é a automação e integração de processos, tecnologia e sistemas de rastreamento, são fatores que aumentam a segurança operacional, produtividade e fazem com que a supply chain seja otimizada”, explica.

Bruno complementa que a logística privada tem oportunidades de crescer em mais de nicho, principalmente nas parcerias com e-commerces. “As lojas online têm um potencial de crescimento enorme. Cada vez mais brasileiros estão aderindo às compras virtuais e, com isso, as empresas necessitam de uma estrutura logística qualificada, que promova entregas rápidas, seguras e rastreáveis. Neste cenário, a Bulog atua como uma plataforma logística e facilitadora de fretes B2B e B2C”.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *