Alto nível de escolaridade não garante às mulheres maior renda, indica estudo

Alto nível de escolaridade não garante às mulheres maior renda, indica estudo

Pesquisa revela que maioria das mulheres empreendedoras no Brasil possui pós-graduação ou graduação completa; no entanto, 7 a cada 10 empreendedoras têm renda de 1 a 5 salários mínimos

Mesmo com vários motivos para empreender, as mulheres enfrentam alguns conflitos na realização do próprio negócio. É o que aponta a pesquisa ”Perfil das mulheres empreendedores do Nordeste brasileiro”, divulgada pela Be.labs.

De acordo com o estudo, a maior parcela das mulheres que responderam a pesquisa possui pós-graduação completa (26,2%), e 21,35% têm ensino superior completo. Os dados estão de acordo com os números nacionais: 27% das mulheres que empreendem no Brasil possuem ensino superior completo.

O quadro contrasta com o dos homens. Em nível nacional, 17% têm ensino superior, 37% ensino médio e 38% ensino fundamental.

No entanto, a alta escolaridade não garante uma renda proporcional. A renda mensal das empreendedoras do Nordeste é de 1 a 3 salários mínimos (56,1%). No cenário nacional, a situação é parecida: 7 a cada 10 empreendedoras têm renda de 1 a 5 salários mínimos, o que aponta uma disparidade em relação aos homens: nacionalmente, 65% dos empreendedores do sexo masculino ganham mais de 3 salários mínimos com seus negócios. No Brasil, 46% das mulheres alcançam esse patamar.

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *