Foco na experiência e inteligência artificial: relatório aponta as tendências do RH para 2023
Elaborado pela startup nw2, estudo traz insights para os profissionais da área em um momento de transformação cultural e econômica
Escassez de mão de obra, novos modelos de trabalho e um cenário cada vez mais tecnológico são alguns dos desafios que a área de RH enfrenta em 2023. Com isso, Design de pessoas, inteligência artificial e tomada de decisão baseada em dados são apenas algumas das sete tendências para a área de Recursos Humanos no Brasil em 2023, segundo apontou um relatório elaborado pela startup nw2 – especializada em conectar pessoas e negócios, preparando-as para novas relações de trabalho por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras que buscam aumentar o engajamento dos colaboradores nas experiências corporativas e retenção dos funcionários nas empresas.
De acordo com o estudo – produzido com base em informações geradas através de uma extensa pesquisa, incluindo fontes internacionais e em análises de especialistas da nw2 –, a principal tendência para o RH neste ano é a expansão do people design. Trata-se de um conceito que ganhou força nos últimos anos e que posiciona o departamento de Recursos Humanos no coração da gestão, focado em criar boas experiências para os colaboradores.
“People Design é utilizar a mentalidade do design para desenvolver soluções inovadoras que conectem as necessidades das pessoas e do negócio, objetivando a retenção de talentos, a maximização do desempenho e a expansão dos horizontes de atuação e influência da empresa no mercado”, explica a executiva de RH e cofundadora da nw2, Cristina Leal.
Para que isso aconteça, diz o relatório, é preciso que os RHs ajam de maneira colaborativa, trazendo os funcionários para a tomada de decisões. “A resolução de um problema e o desenho de uma solução não podem ficar concentradas apenas no RH. Quando fazemos isso, deixamos de lado experiências e pontos de vista diferentes. A colaboração é um dos três princípios do design”, diz o documento.
Em razão disso, o relatório aponta outras duas tendências que se desdobram a partir de uma cultura centrada no usuário: modelos de trabalho flexíveis e saúde mental.
De acordo com a nw2, as novas gerações não se interessam mais apenas por grandes remunerações, mas sobretudo pelo alcance de realizações na vida pessoal. Consequentemente, a importância que o trabalho tem em suas vidas é diferente do que era antes.
“Modelos flexíveis de trabalho e saúde mental estão diretamente conectados. A equação de balanço entre vida pessoal e profissional se alterou nos últimos anos, com os funcionários priorizando seu bem-estar. Era um processo que já vinha sendo identificado na última década, mas que acelerou inesperadamente com a pandemia”, analisa Cristina.
Novas tecnologias
Duas das tendências levantadas pelo relatório da nw2 estão ligadas à tecnologia: people analytics e Web3. Enquanto a primeira refere-se à ciência de dados aplicada ao RH, a segunda diz respeito à utilização de tecnologias emergentes como metaverso, NFTs e blockchain em processos de Recursos Humanos.
Empresas podem, por exemplo, utilizar chatbots (assistentes virtuais) baseados em inteligência artificial para gerar arquivos e informações aos colaboradores, assim como fazer treinamentos em ambientes de realidade virtual.
Toda essa interação das pessoas com plataformas tecnológicas vai gerar uma grande quantidade de informações, que por sua vez será objeto da ciência de dados: o people analytics.
Um estudo recente do Insight222, software de análise de dados para RHs, descobriu que apenas 49% das empresas têm uma cultura orientada para dados. “2023 é o ano para fechar essa lacuna”, aposta o estudo da nw2.
Por fim, as duas últimas tendências apontadas pela startup brasileira são a busca por eficiência, motivada por uma possível recessão econômica global, e a constante requalificação do profissional de RH.
“Com tantas novidades se avizinhando, o RH precisa assumir uma postura de aprendizado contínuo e desenvolvimento constante, especialmente no que tange a experiência do colaborador, o crescimento do negócio e o poder dos dados”, pontua Cristina.
As 7 tendências do RH para 2023
- People Design
- Saúde Mental e Bem-Estar
- Modelos de Trabalho e o Paradoxo da Produtividade
- People Analytics
- Web3 e IA no RH
- Recessão Global e Cenários de Crise
- Requalificação do Profissional de RH
O relatório pode ser acessado na íntegra no site da nw2.
Sobre a nw2
A nw2 é um estúdio de inovação em people design que redesenha produtos, serviços e experiências de Recursos Humanos para as empresas a partir de gamificação, design e mentalidade ágil. As consultorias e treinamentos oferecidos pela nw2 resultam em soluções assertivas e engajadoras para as novas relações de trabalho, gerando valor para funcionários, RHs e todo o negócio.
Deixe um comentário