O que você precisa saber para trabalhar em pequenas e médias empresas

O que você precisa saber para trabalhar em pequenas e médias empresas

Muitas pessoas desejam trabalhar em grandes empresas por diversos motivos: são empresas estabelecidas, com planos de carreira interessantes e benefícios que compensam no final do mês. Mas engana-se quem pensa que estas empresas são as maiores geradoras de trabalho no Brasil.

Uma rápida pesquisa do Sebrae mostrou que as pequenas e médias empresas são responsáveis por grande parte da geração de empregos em nosso país. No acumulado de 2022 já são 2,320 milhões de novos postos de trabalho ocupados, sendo que as micro e pequenas foram responsáveis por 1,661 milhão destas contratações, batendo o impressionante percentual de 71,6%:

“Este dado é significativo pois o candidato pode começar a observar oportunidades destas empresas que antes mal passavam no radar” comenta Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA.

Por serem responsáveis por inúmeras oportunidades, a especialista explica que os candidatos precisam ficar atentos com as vagas que aparecem e, mais importante, de olho na dinâmica para preencher estas vagas.

Saber quais as necessidades da empresa

O primeiro passo no processo de recrutamento de uma empresa de pequeno ou médio porte é identificar as reais necessidades desta empresa. Geralmente são empresas que precisam de um quadro menor de pessoal, portanto o candidato que tiver uma atitude mais dinâmica, multitarefas, vai sair na frente.

Oportunidades para qualquer perfil

As pequenas e médias empresas podem ser uma excelente porta de entrada para quem está começando sua jornada de trabalho. Os mais jovens têm a possibilidade de treinamento da mão-de-obra, situação que nas empresas maiores nem sempre é possível: “As grandes empresas fazem treinamentos, mas para algumas vagas, procuram alguém que não tenha que treinar, já qualificado”.

A contratação de idosos também é mais comum nestas empresas, pelo seu ambiente e até necessidade de contar com pessoal mais experientes:

“Um exemplo claro são os idosos contratados para o caixa do supermercado de bairro. As pequenas e médias empresas abrem estas oportunidades, que faz delas uma alternativa para aposentados que desejam complemento de renda, por exemplo. Por isso estas empresas geram tantos empregos, pelo leque de perfis procurados’ conclui.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *