Como o aprendizado pode ajudar a diminuir a desigualdade de gênero dentro das empresas e no mercado de trabalho
A instrutora na Udemy Pilar Sanchez Albaladejo fala sobre o papel do aprendizado na carreira das mulheres
As profissionais brasileiras ganham, em média, 20,5% a menos do que os seus colegas homens – e a diferença é ainda mais alta em áreas como TI –, segundo uma pesquisa divulgada no ano passado pela consultoria IDados, com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas a alta disparidade salarial não é o único problema das mulheres no ambiente corporativo – elas tendem a ter menos acesso a oportunidades de liderança e lutar para equilibrar as suas carreiras com outras prioridades domésticas.
Na ocasião do Dia Internacional da Mulher, Pilar Sanchez Albaladejo, especialista em gerenciamento de projetos e instrutora de liderança na Udemy, fala sobre o papel do aprendizado na diminuição da desigualdade de gênero, tanto nas empresas quanto no mercado de trabalho.
“Num mundo corporativo que continua a debater questões de gênero mas que ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade, o meu conselho para as mulheres é se prepararem para todos os cenários possíveis e atualizarem as suas habilidades constantemente. Não pararem nunca de estudar, além de exigirem políticas das suas organizações que ajudem a fortalecer a igualdade de gênero”, afirma Pilar.
Aprender power skills, como também são chamadas as habilidades comportamentais ou as soft skills, segundo a instrutora, é tão importante quanto aprender habilidades técnicas relacionadas à área em que se é especialista – principalmente para as profissionais que querem chegar a cargos de gestão.
“Inteligência emocional e escuta ativa são as principais power skills que qualquer profissional, de qualquer área e nível, deve aprender”, opina Pilar. “Mas qualquer novo aprendizado pode trazer um novo ponto de vista e fazer da profissional uma profissional mais holística. Uma desenvolvedora Java pode aprender muito estudando sobre Management 3.0 ou técnicas de liderança, por exemplo.” Depois disso, de acordo com Pilar, é oportuno, no atual mercado de trabalho em constante mudança, estudar habilidades como liderança, gerenciamento de conflitos e comunicação não-violenta.
Veja a seguir três cursos online em power skills ensinados por Pilar na Udemy:
– Gestão Ágil com Scrum, Kanban & Nexus: O Guia Definitivo: https://www.udemy.com/course/gestao-de-projetos-com-agile-scrum-o-guia-definitivo/
– Soft-skills: Liderança de Alto Desempenho: https://www.udemy.com/course/soft-skills-lideranca-de-alto-desempenho/
– Colaboração: Criando Equipes de Alto Desempenho: https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
Deixe um comentário