Qual o papel do Coaching na gestão de pessoas?
Nestes tempos, é óbvia a necessidade das organizações em reinventar seus processos de desenvolvimento de liderança. A meu ver, parte da crise de liderança reside no fato de que o ambiente de negócios exige de seus líderes saltos gigantescos de aprendizado que os compele a uma imersão constante na complexidade, mantendo uma alta performance e o grande desafio é como administrar tudo isso.
Muitos estudiosos acreditam que o modo de humanizar as empresas em ambientes de alta performance é gerar aprendizado. O papel do Coaching nesses casos passa por criar um ambiente propício de aprendizado e de desenvolvimento do líder-coach, um estilo de liderança humanizado e eficiente para criar e gerir equipes e organizações de alta performance.
2. Como o Coaching pode ajudar empresas e pessoas a driblarem momentos de crise?
O indivíduo em processo de Coaching torna-se mais produtivo e confiante. Normalmente, atinge, de forma consistente, um desempenho melhor em tudo o que faz, adquirindo clareza em relação às suas metas e valores.
Durante o processo, a pessoa pode vencer os bloqueios para aprender melhor, esclarecendo o que quer e o que pode oferecer nos seus relacionamentos, (profissionais e pessoais) tornando-os melhores e mais robustos. Recebe estímulo intelectual ao discutir ideias importantes tornando-se mais criativo para enfrentar período de crise.
3. Quais são as megatendências que devem impactar o futuro do Coach?
Num futuro próximo as empresas vão procurar desenvolver seu próprio grupo de Coaches, os chamados Coaches internos que irão se ocupar do desenvolvimento e criação da cultura de Coaching nos níveis de coordenação e média gerência. Para os níveis de alta gerência, diretorias e presidência, os Coaches externos continuarão a ser contratados.
Outra megatendência para os mercados de Coaching em desenvolvimento, será a consolidação do conceito de Wellness Coaching, já bastante desenvolvido em mercados mais maduros como nos EUA e Europa.
4. Nos explique um pouco sobre o que significa a teoria U no Coaching.
O processo da teoria U engloba três grandes movimentos: sentir, presenciar e concretizar. Uma das grandes lições dessa teoria é que muitas vezes precisamos nos distanciar de uma determinada questão para que possamos enxergá-la de maneira mais clara e evitar ações automáticas. Dessa forma, atuamos como observadores da situação e, aos poucos, possamos perceber o que deve ser feito.
Para observarmos de maneira efetiva, é preciso nos afastar, dar um passo atrás, o que é de grande importância no processo de Coaching.
Muitas pessoas chegam angustiadas e ansiosas na primeira sessão e, muitas vezes, se esse “passo atrás” não for dado, corre-se o risco de iniciar um processo de Coaching com uma contratação fraca que não chega na essência do que a pessoa realmente está lidando e deseja resolver.
5. Por que o credenciamento da profissão é tão importante?
Na verdade, o credenciamento é importante para o Coach. É através da sua credencial que o Coach comprova sua proficiência, seu grau de experiência e quanto se dedicou para conquistá-la, fatores que o(a) diferenciam da grande massa.
No caso do processo de credenciamento da ICF, o contratante dos serviços de Coaching pode se certificar dos padrões e requisitos mínimos exigidos para cada nível de credencial que vai do ACC (Associated Certified Coach), passa pelo PCC (Professional Certified Coach) até MCC (Master Certified Coach).
6. Qual o papel da ICF no mercado global de Coaches?
A ICF – International Coach Federation – é a maior associação global de Coaches, com mais de 27 mil membros em mais de 140 países. Fundada em 1995, sem fins lucrativos, a sua missão é contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching profissional. A ICF é o maior recurso mundial de informações e pesquisas sobre Coaching para Coaches e para organizações ou pessoas que procuram um Coach.
A ICF oferece o único programa de credenciamento independente, reconhecido mundialmente, para Coaches praticantes. As credenciais da ICF são concedidas aos Coaches profissionais que tenham cumprido com os rigorosos requisitos de educação e experiência e que tenham demonstrado uma compreensão completa das competências de Coaching estabelecidas como padrão na atividade. Obter as credenciais através da ICF significa compromisso do Coach com a integridade, compreensão e domínio de habilidades de Coaching e dedicação aos clientes.